quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Santarém a capital amazônica do Iatismo – 1978


Quando esteve em Santarém, numa de suas muitas viagens, o ex-governador Aloysio Chaves chegou a prever a afirmação de Santarém como o principal centro de esportes náuticos do Pará. Fundado há apenas cinco anos, o Iate Clube de Santarém já se afirma no cenário regional, tendo já, em sua folha de atividades um bom número de participação exitosas no Estado e noutras partes do Brasil.

Inicialmente, como não poderia ser de outra forma, o Iate começou dando a seus sócios tão somente o prazer de flutuar e velejar sobre as águas verde-esmeralda do Tapajós. Depois, começaram as pequenas regatas vindo a seguir maiores realizações. Tornou parte no Campeonato Estadual e recebeu aficionados de Belém. Para este ano, o Iate prevê ainda a realização do Segundo Campeonato Santareno e encabeçará o Segundo Campeonato Paraense, devendo hospedar o campeão brasileiro da Classe Lazer.
Está em curso o Torneio Independência, apresentando os seguintes resultados atuais: Categoria A: 1º lugar — Carlos Meschede e Hilário Coimbra (5,7 pontos); 2º lugar – Abelardo Gentil e Antônio Fernandes (11 pontos); 3º lugar – Hilarinho Coimbra (13 pontos) e 4° lugar – Haroldo Coimbra e Paulo Fernandes (18 pontos). Na Categoria B, são estes os resultados: 1° lugar – Heraldo Coimbra (0 ponto); 2º lugar – Heimar Coimbra (6 pontos); 3º lugar – João Sena (11 pontos) e 4° lugar – Manoel Canté (18 pontos).


Atualmente o Iate Clube de Santarém tem como Comodoro o Sr. Rodrigo Martins, tesoureiro(a) Durvani Neves, secretário e relações públicas Hilário Miranda Coimbra, diretor de instrumentos náuticos Carlos Meschede, diretor de esportes Ronaldo Rebelo, e diretor de sede Manoel Canté. Atualmente a Flotilha Tapajós conta com 24 barcos com garagem náutica e locais apropriados para guardar todo o material. Conta ainda a sede do Iate com pista de dança, bar, piscina e área para prática de esportes.

NOTA: Publicado no Jornal do Baixo Amazonas de 17 de setembro de 1978.


Nenhum comentário:

Postar um comentário