quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

A Construção do Centro da APAE em Santarém – 1978


Deverá começar em outubro a construção do centro de recuperação atendimento a menores excepcionais, em terreno na rua 24 de outubro, entre a Avenida Cuiabá e Frei Ambrósio. A decisão foi tomada pela associação de pais e amigos dos excepcionais de Santarém – APAE, que tem como presidente Wilmar Frazão.

Através de doações de áreas feita pela Prelazia de Santarém e pelo falecido comerciante Manoel Bezerra, a entidade já conta com uma área de 2.850 metros quadrados, estando ainda desenvolvendo gestões a fim de conseguir mais alguns lotes contíguos. O projeto do centro foi todo elaborado na Universidade de Santa Catarina, com a intermediação do diretor do campus avançado, Luiz Alves Rodrigues. Embora a área a ser construída esteja prevista no projeto, serão executadas incialmente 1.265 metros de área coberta composta de módulos e prevendo ampliações.
ATENDIMENTOS
A previsão inicial é instalar capacidade para atender 100 crianças e o projeto final custará cerca de três milhões de cruzeiros, computados os valores das doações, inclusive os terrenos. Com uma reserva inicial com pouco mais de 100 mil cruzeiros em caixa terão inícios as obras. O prosseguimento da iniciativa será feito através de campanhas de doações de materiais de construção e para isso já estão formadas as comissões, incluindo três engenheiros que darão serviço gratuito.
Atualmente são atendidas em Santarém 72 crianças com variados tipos de deficiência, em trabalho desenvolvido por 10 professoras contratadas pelo Núcleo de Atendimento de Educação Especializada, da SEDUC, que tem como coordenadora em Santarém a Professora Sandra Maria Figueiredo de Amorim. O atendimento é precário, as verbas são poucas e as mestras utilizam salas de 4 escolas diferentes, e alguns deficientes são atendidos em uma sala da Quinta Divisão do Ensino. As deficiências mais comuns são a mental e auditiva. Dos atendimentos, 52% apresentam problemas mentais. Essa situação poderá melhorar com a instalação do Centro da APAE, porém, como revelar o presidente da entidade Wilmar Frazão “a maior preocupação não é exatamente como o esforço para a construção do Centro e sim com sua plena utilização e posterior manutenção”.

NOTA: Publicado no Jornal do Baixo Amazonas de 01 de outubro de 1978.

Nenhum comentário:

Postar um comentário