domingo, 3 de fevereiro de 2019

Sete notícias de outros fevereiros...


1859 – No dia 16 de fevereiro, o presidente da Província do Pará, ordena a concessão de um conto e quinhentos mil réis (1:500$000) para a continuação das obras de reforma da Matriz de Santa Ana, em Óbidos; e de dois contos de réis (2:000$000) para a continuação dos trabalhos de construção da Cadeia Pública de Santarém (atual Centro Cultural João Fona). Ao mesmo tempo ordena que o engenheiro, major F. Belmont de Brockenhaus, fique encarregado pelas ditas obras e de todas as outras da Comarca de Santarém.

1880 – No dia 28 de fevereiro, o deputado provincial Manoel Francisco Machado, propõe na Assembleia Provincial a criação das seguintes escolas: Para o bairro da Aldeia, em Santarém, a criação de duas escolas elementares, uma para o sexo feminino e outra para o masculino. Além destas, uma para o Núcleo Colonial (Colônia Bom Gosto), uma para o Tapará e outra no Guajará (então pertencente à Vila Franca). Estas três últimas de caráter misto (masculino e feminino).

1929 – No dia 01 de fevereiro, o prefeito de polícia (atualmente delegado), baixava portaria fazendo diversas proibições para a cidade de Santarém. Entre elas, destacava-se uma, proibindo os “moleques” de jogarem futebol nas vias públicas, em dias de semana, ao invés de se ocuparem em suas casas.

1936 – A saúde não ia bem no Baixo Amazonas. Em Santarém grassava uma epidemia de Febre Amarela, que já havia levado ao recente falecimento de cerca de 1.119 pessoas. Em Óbidos, o paludismo colocou em polvorosa a população. A região mais afetada era a do Lago Grande, para onde o governo estadual mandou uma ambulância com médicos e medicamentos.

1956 – No dia 27 de fevereiro, estreia do filme “Tragado pela Amazônia”, um curta metragem que conta a dramática história de Raymond Maufrais. O filme foi uma produção de Gentil Vasconcelos e Rodrigo Sorrentino. Foi levado ao público carioca na tela do CINE ESKYE, que pode ver na telona a cidade de Santarém e, também, Jacareacanga, curiosamente no mesmo período em que se desenrolava a “Revolta”, comandada por Haroldo Veloso.

1967 – Na manhã de 14 de fevereiro, acompanhado do Governador do Estado do Pará, Alacid Nunes, desembarca no Aeroporto “Brigadeiro Eduardo Gomes”, em Santarém, o Ministro de Minas e Energia, Mauro Thibau, acompanhado de comitiva de engenheiros, fotógrafos, cinegrafistas com o único motivo de inspecionar as obras da Usina Hidroelétrica de Curuá-Una.


1979 – Um fato inédito em Santarém, e muito raro no Brasil até então: uma mulher assume a gerência da Caixa Econômica Federal em Santarém. A alenquerense Lena Ivone Pinheiro da Silva (foto acima), que era professora da Escola Pedro Alvares Cabral, em Santarém, foi a primeira mulher a ser gerente de uma agência bancária em Santarém.

NOTAS:
1859 – Jornal A Época de 19 de fevereiro.
1880 – Jornal O Liberal do Pará de 07 de março.
1929 – Jornal A Cidade de 09 de fevereiro.
1936 – Jornal Lavoura e Comércio de 18 de fevereiro.
1956 – Jornal dos Sports, edição 8113.
1967 – Jornal de Santarém de 25 de fevereiro.
1979 – Jornal do Baixo Amazonas de 10 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário