quarta-feira, 27 de julho de 2016

A Fordlândia, em futuro próximo, será municipalidade – 1931

Acaba de ser divulgada pela imprensa da capital que novas diretrizes vão ser tomadas pela diretoria da Companhia Ford Industrial do Brasil, com sede em Boa Vista do Tapajós.
Fordlândia, que até há bem pouco tempo outro plano não havia traçado senão o de industrializar a borracha, irá passar por importantes modificações a fim de ser ali edificada a futura cidade, que será a futura sede de um novo município paraense, cuja administração será confiada à autoridades nacionais, sem ingerência dos dirigentes da Concessão Ford, à semelhança do que se verifica em Dearborn, Michigan.

Do novo plano gizado pela Companhia Ford Industrial do Brasil, consta a instalação de mercados, lojas, restaurantes, escolas e casas de diversões, além de igrejas.
Pensa a diretoria da Companhia em escolher desde logo a área para a construção da cidade, para o que irá demarcar ruas e assinalar os lugares destinados às construções.
Com o seu novo plano de expansão, quer a Companhia Ford demonstrar o seu desejo de conviver na melhor harmonia com o povo brasileiro, visando, como é natural, interesses recíprocos.
Em estudos especiais para a execução da nova rota a ser tomada, estiveram em Boa Vista os senhores W. E. Carnigie, V. J. Pirinni e Archibald Johnston, emissários de Henry Ford, dali retornando no hidroavião “Brasil”.


NOTA: Publicada no jornal Folha do Norte de 14 de fevereiro de 1931.

Nenhum comentário:

Postar um comentário