sábado, 30 de julho de 2016

Sobre o Grupo Escolar de Santarém – 1931

Felizmente o ensino em nossa terra tem dado resultados animadores, especialmente em se tratando do nosso Grupo Escolar, que tem apresentado a exames finais de Estudos Primários, turmas de alunos muitos dos quais submetidos a exames de admissão para matrícula nos cursos superiores na capital do Estado, etc., tem revelado real aproveitamento, o que muito honra nosso torrão, e sobremodo reflete airosamente nos que se encarregam dos seus preparos, neste início que é verdadeiramente espinhoso!

Desde 26 do mês próximo passado, se acha aberta a matrícula no Grupo Escolar, elevando-se já, segundo nos informaram, a mais de 300 o número de alunos inscritos, faltando ainda muitos antigos matriculados.
Infelizmente, conta esse estabelecimento apenas 99 carteiras para 2 alunos cada, isto é, 198 lugares! A deduzir do movimento de matrículas novas, irá muito além do número de matrículas verificado no ano p.p.
O prédio onde funciona muito deixa a desejar, carecendo de reparos inadiáveis, especialmente se a época invernosa se acentuar.


NOTA: O Grupo Escolar passou a se denominar posteriormente, Escola Frei Ambrósio, existindo até os dias de hoje. O texto acima foi publicado no Gazeta do Norte de 21 de fevereiro de 1931.

Nenhum comentário:

Postar um comentário