quinta-feira, 28 de julho de 2016

O Prefeito que mandou reduzir os aluguéis em Santarém

Em fins da década de 1920 e início da década de 1930, a cidade de Santarém vivenciava um alarmante crescimento da especulação imobiliária, em parte, por conta da chegada da Companhia Ford Industrial na região do Tapajós. Em vista disso e para conter os abusos, o prefeito municipal baixou uma portaria que tentava reduzir os exorbitantes valores cobrados. Esta portaria, de número 30, reproduzimos aqui para os leitores do blog:


Chegando ao meu conhecimento que alguns proprietários se recusam a cumprir o que determinam os decretos N. 34, de 25 de novembro de 1930, que regulam a redução dos aluguéis dos prédios e diz dos direitos e prerrogativas dos proprietários como das penas a que ficam sujeitas as partes por inobservância dos preceitos estatuídos, chamo a atenção dos referidos proprietários para o artigo 3º do citado decreto N. 48 que assim reza:
ART. 3º - O Interventor Militar, a quem fica reservada a faculdade de fiscalizar pessoalmente ou por terceiros, a matéria concernente a este decreto, aplicará a pena pecuniária de três dobros do aluguel originário, duplicando-se esse quantum na reincidência, sem prejuízo, neste último caso, da sanção penal por desobediência, ao locador ou locatário que, claro ou sub-repticiamente, se furtar ao fiel cumprimento desse decreto.
E para que não se alegue ignorância, o senhor Secretário mandará fixar o presente no local de costume.
Prefeitura Municipal de Santarém, 07 de fevereiro de 1931.
Ildefonso Almeida, Prefeito Municipal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário