quarta-feira, 6 de julho de 2016

A Festa dos Pescadores – 1925

A Colônia de Pescadores Z 11, com sede nesta cidade, vai condignamente celebrar a data do seu padroeiro, São Pedro, a 29 do corrente.
Às oito horas, desse dia, haverá na Catedral missa solene à qual comparecerão perto de cem pescadores, várias associações, colégios e escolas locais.

Após a missa, rendendo um preito de homenagem ao ilustre Capitão dos Portos do Pará, comandante Frederico Villar – o herói inesquecível da nacionalização da pesca no Brasil – será, em sessão solene, na sede da Z 11, inaugurado o retrato deste distinto oficial da nossa Armada, sendo cantado, nessa ocasião, o hino nacional, pelos marinheiros e crianças das escolas.
Será orador da cerimônia o correto e inspirado tribuno, dr. Borges Leal.
Dissertarão, também, sobre a nacionalização da pesca, os senhores dr. Caribé da Rocha e Trajano Motta, fazendo o discurso de encerramento o presidente da Z 11, dr. Alarico Barata.
À tarde desse dia, haverá procissão da imagem do Grande Pescador, e, à noite, um leilão de oferendas será realizado em benefício da festa.
O dr. presidente da Z 11 convida, por nosso intermédio, as autoridades, associações, colégios, escolas, comércio e o povo em geral a fim de tomarem parte nos festejos desse dia.


NOTA: Publicado no jornal A Cidade, de 27 de junho de 1925.

Nenhum comentário:

Postar um comentário