terça-feira, 5 de julho de 2016

Uma declaração do juiz da Comarca de Santarém – 1946

O dr. Climério Machado de Mendonça, juiz de Direito de Santarém e juiz da 20ª Zona Eleitoral, é uma das figuras mais respeitáveis em nossa magistratura. E essa posição ressalta de suas atitudes imparciais e sempre a serviço da justiça.
S. Excia. acaba de se pronunciar sobre a gestão do prefeito João Ismael Nunes, que foi substituído naquele município, declarando reinar ali o clima politico verdadeiramente democrático, não tendo sido tolhida a liberdade de nenhum cidadão filiado a qualquer corrente partidária existente em Santarém.

Transcrevemos, com muita satisfação, esse documento, que vem mostrar como se conduzia no cargo o prefeito Ismael Nunes:

“Declaro, como Juiz de Direto desta Comarca, que o Doutor Ismael Nunes de Araújo, Brasileiro, Médico, Casado, Prefeito de Municipal de Santarém, tem-se conduzido nesse cargo como administrador honesto, criterioso e, sobretudo de ação, Devendo este Município à sua administração entre outros melhoramentos: o Serviço de Abastecimento de Água e que nunca o referido Prefeito se prevaleceu de sua autoridade para tolher a liberdade de qualquer cidadão filiado as correntes politicas existente neste Município, que como Médico atende indistintamente e gratuitamente a todas as pessoas que o procuram e declaro mais, estar a cidade em perfeita ordem e absoluta calma, gozando de clima político verdadeiramente democrático. O referido é a expressão da verdade . Santarém, 26 de Dezembro de 1946. (assinado) DR. CLIMÉRIO MACHADO DE MENDONÇA, Juiz de Direito de Santarém e Juiz da 20ª Zona Eleitoral”.


NOTA: publicado no Jornal O Liberal, de 03 de Janeiro de 1947.

Nenhum comentário:

Postar um comentário