sexta-feira, 25 de novembro de 2016

As reformas da Catedral – Dom Anselmo Pietrulla

O sucessor de Dom Amando, Monsenhor Anselmo Pietrulla, procedeu a uma nova reforma que modificou consideravelmente o aspecto interno do templo. Trata-se da retirada do piso de assoalho, dos antigos púlpitos e a colocação do piso de mosaicos, além dos novos bancos para proporcionar maior conforto aos fiéis. Sobre essa reforma achamos interessante citar o que publicou o jornal “O Mariano” de 25 de fevereiro de 1942:

Outro trabalho de vulto que vai ser atacado ou já está sendo atacado é a reforma modelar esboçada por Mons. Anselmo em nosso principal templo católico. Entre outros, o plano da reforma abrange o amosaicamento da nave e para cujo serviços já estão encomendados 400 metros quadrados de finos mosaicos. Para colaborar com a Prelatura, na consecução deste magno empreendimento, já foi organizada uma comissão angariadora de auxílio, perante a qual, logo no primeiro dia foram subscritas as seguintes somas: dr. Climério Mendonça, 200$; Sr. Humberto Frazão, 200$ e Sr. Heráclito Frazão, 50$.
As obras projetadas mudarão completamente a feição interior de nossa Catedral, emprestando-lhe outro aspecto mais fascinante e condigno, mais vistoso e atraente aos olhos dos que desejarem observar do quanto é capaz a grande visão dos responsáveis pelos destinos da Igreja, entre nós.

Além das referidas doações citadas acima, contou o prelado com o apoio incondicional da Congregação Mariana da Prelazia que em unidade com a Pia União das Filhas de Maria, além das subscrições tradicionais, usou da arte para arrecadar fundos para o pagamento dos ditos mosaicos, como podemos ver nesta nota publicada no jornal O Mariano, de 05 de março de 1943:

Alcançou grande sucesso o drama “A Judia Cristã”, levado em cena por duas vezes no Teatro Vitória pelo “Grupo Cênico das Filhas de Maria”, em prol das obras de nossa Igreja Matriz.
Às Filhas de Maria os nossos parabéns por terem brindado a sociedade santarena, com um espetáculo magnífico e para um fim tão nobre.
Agora, é o “Grupo Cênico Mariano” que está preparando um formidável drama sacro para oferecer aos católicos nas noites de Domingo de Ramos e Sexta-feira da Paixão, e cujo produto da renda será revertido em benefício das obras da Igreja Matriz”.

Mais adiante, novas apresentações se fizeram necessárias para angariar recursos, como podemos ver nesta publicação do “O Mariano” de 28 de junho de 1942:

Com o intuito de ajudar na compra dos mosaicos para a Igreja Matriz, o “Grupo Cênico Mariano” vai ensaiar duas magníficas peças religiosas para exibi-las no “Palco São Francisco” por todo o mês de julho próximo, também o “Côro Mariano” está organizando uma bela “Tertúlia” para deliciar o povo católico de Santarém e, por esse meio, colaborar para o embelezamento da nossa Matriz.

O aspecto interno que muitos santarenos mais antigos tem em sua memória nos dias de hoje, é justamente o que foi deixado por Dom Anselmo, quando o mesmo deixou a Prelazia de Santarém, no ano de 1949.


NOTA: Trecho do livro “A Catedral de Santarém”, de Pe. Sidney Canto, lançado em 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário