sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Curiosidades sobre a Catedral: Os comícios políticos na “Escadaria da Matriz”.



Uma classe, porém, gostava de visitar a Matriz e usar das suas escadarias para falar ao povo: os políticos. A escadaria da Catedral foi, por muitos anos, o palanque preferido de candidatos a prefeitos, vereadores, governadores e até mesmo presidentes. Um dos comícios famosos foi o do candidato à presidência da república, Jânio Quadros que veio “passar sua vassoura” pela escadaria da Catedral no dia 13 de janeiro de 1960, na companhia do então prefeito Ubaldo Corrêa. Geralmente esses políticos eram católicos, mas outros não. Isso gerou um fato curioso acontecido no dia 20 de setembro de 1945 que passamos a relatar:

O Partido Comunista promoveu neste dia um comício na cidade, e o lugar escolhido foi a escadaria da Catedral. Isso revoltou boa parte dos católicos da cidade. Durante todo o tempo do comício os sinos tocaram dobre pelos defuntos e de fato compareceu uma grande massa popular, não para ouvir o líder comunista Ivan Ribeiro, mas para bater latas, assoviar, vaiar e fazer tantos outros barulhos que não era possível ouvir uma única frase. Como se não bastasse a multidão dispersou os políticos a pedradas. O caso foi parar na delegacia de polícia, padres foram intimados, inclusive Monsenhor Anselmo Pietrulla, que se encontrava ausente da Prelazia. Citado no processo, o caso ganhou repercussão contrária ao que o Partido Comunista queria, a solidariedade ao Prelado veio de todas as partes, o que levou os próprios membros do partido a retirarem a queixa e o caso ficou por isso mesmo.

Mais comedido, mas não menos popular, foi a visita do presidente Getúlio Vargas que, em 14 de outubro de 1940 fez questão de desembarcar em Santarém para uma rápida visita à Catedral. O interesse de Getúlio era o de conhecer a famosa imagem do Crucificado de Von Martius.


NOTA: Trecho do livro “A Catedral de Santarém”, de Pe. Sidney Canto, lançado em 2016. Na foto, comício do general Alexandre Zacarias de Assunção, candidato ao Governo do Estado do Pará na década de 1950, na escadaria da Catedral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário