sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

A Sociedade Rural dos Juteiros do Pará em Santarém – 1951

Consoante comunicação antecipada do Sr. Ministro da Agricultura ao sr. Santino Sirotheau Correa, Prefeito Municipal, chegou à Santarém sábado passado, por via aérea, o dr. Eduardo Ponte, enviado e representante do sr. Ministro à solenidade da constituição da Sociedade Rural dos Juteiros do Pará. O sr. Santino Sirotheau Correa, vivamente interessado, distribuiu convites às principais autoridades locais, ao comércio e a quantos estão ligados ao problema da juta, para a reunião de instalação e organização da Sociedade, que teve lugar no Salão do Centro Recreativo domingo, 10 de junho do corrente, às 10 horas da manhã.
Presidiu a reunião o sr. Prefeito Municipal, que ficou ladeado pelos drs. Eduardo Ponte e Aluísio da Silva Leal, convidando diversas outras pessoas para fazerem parte da mesa.

Dando início aos trabalhos, o sr. Santino Sirotheau Correa, com a palavra, discorreu brilhantemente sobre o problema da juta, focalizando o drama do nosso juteiro em luta com as grandes enchentes, ou os estios prolongados, encorajando-os a transporem todos os obstáculos para a intensificação da produção, dado o fator econômico que é a juta, como fonte de receita pública e privada do homem planiciário.
Congratulava-se com quantos tinham os interesses ligados à produção da juta pela fundação da Sociedade Rural dos Juteiros, cuja finalidade era incrementar o espírito associativo da classe e agir como órgão de proteção e defesa dos associados. Prolongados aplausos abafaram o belo improviso do sr. Prefeito Municipal.
Falou a seguir o dr. Eduardo Ponte, chefe do Serviço de Economia Rural do Ministério da Agricultura e representante especial do sr. Ministro. Em ligeiras palavras, o dr. Ponte explicou a finalidade da Sociedade Rural dos Juteiros, agradecendo de público o apoio encontrado por parte do sr. Prefeito Municipal a quem agradecia as gentilezas recebidas, ressaltando o interesse tomado pelo chefe da comuna, por um assunto de tão alta relevância para a economia do Município.
Falaram ainda o dr. Francisco Coutinho, chefe do Fomento Agrícola Federal, o padre Manuel Albuquerque e o sr. Kotaro Tuji.
Passando à segunda parte dos trabalhos, o sr. Presidente mandou proceder à leitura dos Estatutos da Sociedade Rural dos Juteiros do Pará.
A seguir a Presidência anunciou que iria ser eleita a primeira Diretoria da novel Sociedade, lendo então os nomes dos escolhidos, os quais foram eleitos por aclamação, ficando assim constituída a referida diretoria:
Presidente: Kotaro Tuji;
Vice-presidente: Dr. Joaquim Lopes;
1º Secretário: Elias Ribeiro Pinto;
2º Secretário: Manoel Loureiro;
Tesoureiro: Aderbal Correa.
Tomaram assento em seus lugares os dirigentes da Sociedade, usando novamente da Palavra o dr. Eduardo Ponte para congratular-se com os presentes pelo êxito daquela reunião.
E não havendo quem  mais quisesse se manifestar, o sr. Santino Sirotheau Correa, Prefeito Muncipal, saudou os membros da diretoria recém eleita, felicitando os juteiros pela organização da Sociedade, augurando à mesma futuro promissor e oferecendo o apoio do seu governo a tudo que visar o engrandecimento da terra e o amparo ao homem que trabalhar com esse objetivo. Agradeceu às autoridades e membros das classes liberais presentes e a quantos ali estavam e tiveram a gentileza de atender ao seu convite, dava então por encerrada a reunião.
Os presentes foram obsequiados com cerveja e guaraná gelados.


NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 16 de junho de 1951

Nenhum comentário:

Postar um comentário