quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Atividades da Câmara Municipal de Santarém no final de 1971

O professor Edson Sirotheau Serique, presidente da Câmara Municipal, convocou os senhores vereadores para uma reunião extraordinária, marcada para o dia 31 de dezembro, tendo comparecido os edis Evandro Lopes Vasconcelos, Luiz Gonzaga Rufino, Renato Sussuarana, José Almeida Campos, Djalma Amazonas, Teresinha Sussuarana, Fábio Camargo, Hidemburgo Moura e Carlos Pereira.
Dando início aos trabalhos, o presidente mandou ler a ata da sessão anterior e a seguir o expediente recebido.
Com a palavra, o presidente comunicou ao plenário que a sessão extraordinária fora convocada em decorrência da Mensagem Nº 01/71 do Executivo, solicitando a mesma, para que a Câmara apreciasse diversos projetos solicitando créditos suplementares, para cobertura de encargos de imprescindível importância para o bom desenvolvimento de serviços administrativos já em execução, já que a Comuna dispõe de recursos para enfrentar essas despesas. Passou a seguir o senhor presidente, a ler o minucioso expediente, especificando as destinações dos créditos solicitados, remetidos pelo Executivo.

O vereador Evandro Lopes Vasconcelos mandou datilografar um Requerimento, propondo que fosse dispensado os interstícios regulares para que os projetos fossem imediatamente apreciados pelo plenário. Esse requerimento estava assinado pela maioria, portanto aprovado.
O sr. Presidente passou a ler cada projeto de per si para conhecimento dos vereadores e a seguir colocou em discussão.
Solicitou a palavra o edil Evandro Vasconcelos, líder da ARENA, declarando de início ser favorável à aprovação dos projetos, porque estávamos no último dia do ano, e diversas obras importantes estavam quase terminadas, com despesas feitas, podendo, portanto, serem examinadas, e o que o Executivo solicitava era a aprovação dos recursos para cobrir as despesas com esses melhoramentos, que seriam paralisados caso os projetos não fossem aprovados, no que não acreditava, porque sabia que os seus colegas da Câmara atuavam sempre com elevação de propósitos, sobretudo em circunstâncias idênticas, quando se trata de interesses do Município não seria lícito que no último dia do ano, dia de confraternização, algum vereador fosse criar problemas ao governo do Município, cuja operosidade é reconhecida e louvada por toda a população.
Falou a seguir o edil Luiz Gonzaga Rufino, que manifestou-se favorável à aprovação dos projetos de lei do Executivo, alongando-se em considerações que amparavam o seu ponto de vista.
Chegou a vez do líder do MDB falar, edil Djalma Amazonas que, em nome de sua bancada, declarava-se favorável à aprovação dos projetos de lei, porque não estava no programa de sua bancada a hipótese de criar dificuldades ao Executivo Municipal, sobretudo que estavam no último dia do ano, de confraternização dos Poderes e mesmo porque confiava nos propósitos do chefe do Executivo de governar com honestidade. Assim pedia aos seus liderados votassem pela aprovação.
Manifestou-se o edil Fábio Argento Camargo, do MDB, favorável à aprovação dos projetos em discussão, dando a conhecer, porém, a sua opinião pessoal sobre o assunto em pauta. Luiz Gonzaga Rufino voltou a falar para requerer à Mesa, para que os projetos fossem votados em conjunto, ou seja, todos de uma só vez.
Solicitou a palavra o edil Renato Sussuarana, que manifestou-se favorável à aprovação dos projetos, fazendo calorosa defesa da administração do dr. Everaldo Martins, que já pela segunda vez governava, modificando a fisionomia urbanística da cidade, com melhoramentos de alto padrão, estando muitas obras quase concluídas, que de forma alguma poderiam ficar paralisadas, caso não fosse concedido ao Executivo os créditos que solicitava, que tinha confiança no critério dos seus colegas vereadores, que sabiam ser o chefe do Executivo um cidadão honesto.
Não havendo quem quisesse se manifestar, o presidente Edson Serique, colocou em votação a matéria, lendo cada um dos projetos e colocando em votação, sendo todos aprovados por unanimidade.
Ainda voltaram a falar os edis Djalma Amazonas, Fábio Camargo e Luiz Gonzaga Rufino.
Solicitou a palavra o líder da ARENA, Evandro Lopes Vasconcelos, para agradecer a colaboração que recebeu dos seus liderados, como da bancada do MDB, apoio que, tinha certeza, não lhe seria negado para aprovação dos projetos do Executivo que acabavam de ser votados. Congratulava-se com os seus colegas vereadores pela existência do clima de ordem, perfeito entendimento entre as bancadas durante os trabalhos e apresentava a todos os seus votos de felicidades no decurso do Ano Novo.
Em rápido e brilhante improviso, o edil Djalma Amazonas agradeceu a colaboração que recebeu dos seus colegas, desejando a todos um 1972 venturoso.
Encerrando os trabalhos, o presidente Edson Sirotheau Serique, discursou longamente, demonstrando a importância das Câmaras Municipais, como um poder atuante e fiscalizador, desenvolvendo um trabalho proveitoso em benefício do Município e da coletividade. Agradeceu a colaboração dos senhores vereadores que souberam cumprir com os seus deveres, debatendo os problemas em pauta dentro de um clima de ordem e respeito. Apresentando saudações aos seus colegas, deu como encerrada aquela sessão extraordinária.
EXPEDIENTE: Constou do seguinte:
Ofício 147/71 – Do Executivo, comunicando à Câmara haver tomado as necessárias providências, incluindo no Orçamento de 1972 as despesas para aquisição de um motor de luz para a Vila de Curuai.
Ofício 171/71 – Comunicando a Câmara que a proposição criando a Subprefeitura do Tapajós foi vetado, para evitar que outros distritos fossem elevados a subprefeituras, não havendo no Orçamento verbas disponíveis para essas despesas.
Ofício 167/71 – Do Executivo, comunicando que já se encontra em construção a Escola Municipal da Colônia Santa Rosa, em local determinado pela Secretaria da Educação.
Ofício 0903/71 – Do Executivo, comunicando que a Praça de Aparecida faz parte do plano da Secretaria de Obras para 1972. E que os serviços de executados nos Mercados de carne e peixe, realizados somente em 80%, foram paralisados em virtude de o empreiteiro ter-se tornado inidôneo. Seu contrato tornado sem efeito.
Ofício 3414/71 – Do Ministério da Agricultura, levando ao conhecimento da Câmara, que o requerimento do edil Renato Sussuarana, referente ao pagamento de 70% a que tem direito os funcionários dos Estabelecimentos Rural do Tapajós, referente ao ano de 1963, está sendo providenciado pelo Incra a liberação do crédito extraordinário para pagamento no começo de 1972.
Ofício 3413/71 – Do Ministério da Agricultura, comunicando à Câmara que o requerimento do vereador Renato Sussuarana, solicitando iluminação para Estrada 8 de Belterra está em estudos.
Assessor de Imprensa da Câmara Municipal de Santarém.


NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 08 de janeiro de 1972.

Nenhum comentário:

Postar um comentário