quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Tapajós, o “El Dourado” de Henry Ford...

Henry Ford, o americano “Rei do Ouro” e “Príncipe do Tapajós”, será o transformador dessa zona que, Mercê de Deus, vem merecendo suas atenções, desbralações [sic] e tudo quanto se torna mister ao bem-estar dos habitantes de suas terras.
A princípio, a ida para aquelas paragens se envolvia de um certo receio, como aconteceu com a Fordlândia atual.
Hoje, sente-se ao penetrar ali, uma impressão agradável de confiança, oriunda dos trabalhos que se procedem, especialmente de saúde, que são sempre os primeiros atacados. Esse serviço permanente continua sob a direção experimenta dos conceituados clínicos Drs. C. Beaton e Siqueira Mendes.

Por todo o mês corrente, segundo ouvimos, se fará ali a construção de cem casas, no lugar antigamente conhecido como Abacatal.
O serviço de esgotos e instalações sanitárias nas casas de Fordlândia está concluído.
Consta que, brevemente, será aproveitada pelo miliardário Ford, extensa faixa de terras, ainda não cultivadas, existentes em frente à Itaituba, onde, a exemplo do que fez em Fordlândia, serão feitas as respectivas adaptações para o serviço de saneamento e construção de um hospital.
Ficará assim a Tapajônia, com as possibilidades de uma invejável prosperidade, que a transformará no Eldorado tão sonhado e ansiosamente procurado!
Santarém espreita com satisfação o movimento que se opera, cujos salutares reflexos, Deus há de permitir que lhe sejam favoráveis também.
A.   R. N.

NOTA: Publicado no jornal Gazeta do Norte de 16 de janeiro de 1932.


Nenhum comentário:

Postar um comentário