segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

O mês de janeiro em nossa história regional...


01 de janeiro – Dom Tiago Ryan, Bispo da Prelazia de Santarém, cria duas novas paróquias: a de Nossa Senhora de Nazaré, com sede em Vila Curuai, no Lago Grande e a de Santo Antônio de Pádua, com sede na Vila de Mojuí dos Campos, que hoje está se tornando município (1963).
02 de janeiro – Os jornais da cidade publicaram os nomes dos 123 novos universitários da UFPA, Núcleo de Santarém (eram 23 homens e 100 mulheres), que foram aprovados para os três cursos oferecidos: LETRAS, ESTUDOS SOCIAIS e CIÊNCIAS NATURAIS (1971).
03 de janeiro – Inicia nesta data a primeira Semana Catequética da então Prelazia de Santarém. O evento pioneiro se estenderia até o dia 09 do mesmo mês. Essa primeira Semana Catequética contou com a assessoria do Bispo Dom Antônio Fragoso e a participação de 50 mulheres. A iniciativa deste evento foi do Bispo Dom Tiago Ryan (1959).
04 de janeiro – Neste dia, por meio de relatório, o Capitão Mor das Ordenanças, José Miguel Aires de Brito, responsável do inquérito sobre as fortificações no Grão-Pará, faz o seguinte relato sobre o forte Pauxis (hoje Óbidos): “suposto tenha só a cortina da parte do mar arruinada e que só desta reedificação careça, e de emboço e reboco e a maior parte do parapeito de novo”. Além disso, propõe o recuo do mesmo, pois teme que a ribanceira onde se acha construído venha a cair. Recuo este que não chegou a ser efetuado (1749).
05 de janeiro – Chega a Santarém, no vapor “Tapajós”, o coronel Miguel Antônio Pinto Guimarães, que vindo da capital, acabara de exercer seu primeiro mandato como Presidente da Província do Grão-Pará (1856).
06 de janeiro – Falece, em Monte Alegre, o sr. Raimundo Sousa Pinto, funcionário do Ministério da Agricultura, que serviu por longos anos no Centro Agrícola Inglês de Sousa e politicamente alinhado ao governador Magalhães Barata (1947).
07 de janeiro – O Presidente da Província do Grão-Pará manda o delegado de polícia de Santarém organizar um processo contra o 2º Suplente do subdelegado de Alenquer, Antônio Firmino Simões, que é acusado de incentivar a evasão de colonos da recém-criada Colônia Militar de Óbidos (1856).
08 de janeiro – Conforme a Ata da Câmara Municipal de Santarém, neste dia prestou juramento, perante a referida Câmara o Substituto do Juiz Municipal e de Órfãos da cidade de Santarém, Vila Franca e Monte Alegre, senhor Antônio Gentil Augusto e Silva (1856).
09 de janeiro – As Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição abrem a primeira turma de ensino primário, num improvisado convento situado atrás da Catedral. É a semente do que hoje chamamos Colégio Santa Clara, que só foi construído anos mais tarde (1911).
10 de janeiro – O Sr. Vereador Augusto Nunes, da Câmara Municipal de Monte Alegre, afim de inibir construções na orla da Cidade Baixa, indicou não poderem ser concedidos à pessoa alguma os 15 palmos de terrenos de marinha, no porto desta cidade, junto à casa de Antônio Pinheiro, visto servirem de trânsito público. Indicação que foi aprovada por todos os vereadores presentes (1887).
11 de janeiro – Dom Amando Bahlmann, Bispo de Santarém, segue em viagem para a Missão Cururu no Rio Tapajós. É o primeiro Bispo a visitar a Missão dos índios Mundurucus, no Alto Tapajós (1924).
12 de janeiro – Por ato da Diretoria Geral dos Correios, as agências postais das cidades de Santarém e Óbidos foram autorizadas a executarem o serviço de vale postal telegráfico (1927).
13 de janeiro – Nasce na Holanda o Padre João Mors, SVD. Vindo para o Brasil ainda bem jovem, na década de 1980 veio para trabalhar em Santarém. Foi pároco da Igreja de São Raimundo, ajudou a construir a Igreja de Fátima e colaborou em vários trabalhos na Diocese de Santarém (1929).
14 de janeiro – É exonerado do cargo de Delegado de Polícia do termo de Óbidos, o alferes Joaquim Maciel Hypolito do Valle, que voltou a se apresentar ao Comando do Corpo Policial Permanente da capital da Província (1876).
15 de janeiro – A Câmara Municipal de Santarém constitui, por meio de procuração, os comerciantes da firma Manoel José Ribeiro & Cia, para receberem do Tesouro Provincial, a quantia votada para o orçamento, a fim de auxiliar nas despesas com a iluminação pública da cidade de Santarém (1870).
16 de janeiro – O escrivão Manoel de Oliveira Paz, emite Certidão, afirmando que, no exercício de suas funções, o juiz de direito da Comarca de Santarém, Ernesto Adolpho de Vasconcelos Chaves, jamais instaurou nenhum processo “ex-oficio”, contra qualquer autoridade policial ou judiciária. Rebatia assim o magistrado às acusações contra ele feitas pelo 3º suplente de delegado de polícia, Carmelino Rodrigues dos Santos (1883).
17 de janeiro – Em ofício dirigido ao Presidente da Província do Pará, escrito pelo Dr. Francisco da Silva Castro, inspetor da saúde pública da mesma província, apresentando detalhes sobre o estado sanitário do Pará, detalhamos o que segue sobre esta cidade: “Em Santarém (comarca do Baixo-Amazonas) manifestou-se a rubéola ou sarampo, e a disenteria ou câmaras de sangue, mas em tão limitado número de casos, que em breve tempo se extinguiram ambas essas enfermidades” (1867).
18 de janeiro – Nasce em Floriano Peixoto (AM), o médico Aloysio de Andrade Melo, que trabalhou no hospital Henry Ford, em Fordlândia fazendo atendimentos também em Belterra. Foi sócio fundador e primeiro Presidente do Rotary Clube de Santarém, em 1956, sendo também diretor do Hospital Sagrada Família, em Santarém.
19 de janeiro – A Câmara Municipal de Santarém envia ao governo da Província do Grão-Pará uma coleção do jornal “Baixo Amazonas”, relatando os abusos cometidos pelo juiz municipal, bacharel José Antônio Nunes, pedindo providências para que o Governo intervenha no caso (1882).
20 de janeiro – A Câmara Municipal de Santarém, realizando neste dia, uma sessão extraordinária, aprovou por unanimidade, a concessão, por aforamento, de um “terreno entre as Ruas da Alegria e 22 de junho, junto à casa do Comendador Joaquim Honório da Silva Rebêlo, medindo 64 palmos de frente por 120 de fundo, para ali ser construído o Teatro que o Clube Dramático pretende edificar nesta Cidade”. O terreno estava localizado na principal Praça de Santarém, a Praça da República, atualmente Praça Rodrigues dos Santos (1895).
21 de janeiro – Falece o Tenente Coronel Ricardo Franco de Almeida Serra. É ele o autor do texto “Navegação do rio Tapajós para o Pará”, escrito em 1779, do qual extraímos o seguinte trecho: “Navegando desde Santarém em um bote de oito remos por banda, são dois dias de viagem até Villaboim ou Santo Inácio na margem oriental. De Villaboim é um dia ao lugar de Pinhel, na margem oposta: e deste é outro dia de navegação até o lugar Tapajós-Tapera, no mesmo lado”. NOTA: Há um engano na descrição do tenente Franco, Pinhel fica na mesma margem que a Vila de Boim. Hoje o lugar Tapajós-Tapera é a sede do município de Aveiro (1809).
22 de janeiro – Chega a Santarém o Padre Jorge Kosicki, canadense da Congregação de São Basílio para fazer um encontro com o Bispo e os Padres da Prelazia. No dia seguinte, o Padre Jorge Kosicki orienta um estudo em Emaús, no final do qual é realizado o “Batismo no Espírito Santo”, marco fundador da Renovação Carismática Católica em Santarém (1973).
23 de janeiro – Em carta dirigida a Martinho de Melo e Castro, o Governador do Grão-Pará, Martinho de Sousa e Albuquerque avisa que mandou prender na Fortaleza de Macapá o comandante e diretor da Fortaleza de Santarém, tenente Manuel Libório. Contudo informa ainda que tão logo o referido tenente chegue a Macapá, seja posto em liberdade (1788).
24 de janeiro – O Senado da Câmara de Santarém dirige um ofício ao Senado da Câmara de Belém, pedindo que fosse enviado um representante do Grão-Pará a Lisboa para defender os interesses desta Província e também para prestar lealdade ao Rei de Portugal (1821).
25 de janeiro – Neste dia foi aberta a linha fluvial regular entre Itaituba e Belém, sendo o vapor “Inca” o primeiro vapor comercial a singrar regularmente as águas do Tapajós, saindo de Belém com escalas em Curralinho, Breves, Ituquára, Gurupá, Porto de Moz, Santarém, Boim, Aveiro e Urucurituba (1872).
26 de janeiro – O senhor Antônio Bessa Lopes é nomeado Vice-cônsul de Portugal no município de Santarém. O vice-consulado de Portugal na cidade tapajônica era subordinado ao Consulado de Belém – PA (1924).
27 de janeiro – A Princesa Imperial Regente, em Nome do Imperador, atendendo ao que requereu Henrique Pollonio, concede-lhe permissão para explorar carvão de pedra e outros minerais no município de Alenquer, na Província do Pará (1888).
28 de janeiro – O Coletor de Rendas provinciais da cidade de Monte Alegre, João Francisco Catete, é acusado, perante o governo da Província, de nomear para o cargo de escrivão da mesma Coletoria, o seu sobrinho de apenas 12 anos de idade (1881).
29 de janeiro – Instalação, na cidade de Aveiro, PA, da nova residência da Congregação das Irmãs da Sagrada Família, que contou com a presença de Dom Severino Batista de França (2006).
30 de janeiro – Chega a Vila de Faro, Dom Frei João de São José e Queiroz, Bispo do Pará. Assim descreve aquele lugar: “O sítio da vila é agradável, tem boas praias, excelentes ares, e bons mantimentos, principalmente de aves e também de pacas e cotias. As águas são deliciosas e muito frescas; o rio tem cachoeiras e desce de muito longe, porém como é impedido do gentio não se penetra” (1763).
31 de janeiro – Frei Tiago Ryan é nomeado Bispo Titular de Margo e Prelado de Santarém. Dom Tiago foi o segundo Bispo que mais tempo ficou à frente da Diocese até hoje (27 anos). Teve a estima do povo e deixou grande legado para a região (1958).


Nenhum comentário:

Postar um comentário