domingo, 6 de maio de 2018

A inauguração da Escola Professora Maria Uchoa Martins – 1978


Em solenidade realizada no sábado, dia 28 de outubro, o governador Clóvis Morais Rego inaugurou – no bairro da Floresta – a Escola de 1º Grau “Professora Maria Uchoa Martins”, com cinco salas de aula, bloco com salas para administração, almoxarifado, sala para professores, etc. A solenidade teve lugar às 12 horas e contou com a presença do governador e esposa; dr. Acy Barros Pereira, secretário de Educação; dr. Alberto Seguin, secretário do Interior; dr. Manoel Aires, secretário de Saúde; desembargador Antônio Koury; almirante Calvente Aranda, comandante do 4º Distrito Naval; dr. José Maria Barbosa, presidente do Tribunal de Contas; dr. Emílio Martins; dr. Pedro Paulo de Lima Dourado, da Sevop; ex-governador Aloysio Chaves, além das seguintes autoridades locais: prefeito Antônio Guerreiro; tenente coronel Aldo Rangel, comandante do 8º BEC; tenente coronel Ailton Guimarães, comandante da CIPM; tenente Luiz Carlos Araújo, comandante da Capitania dos Portos; dra. Sidney Floracy Santana, juiz da Comarca; professor Olindo Neves, diretor da 5º Divisão Regional de Ensino; major Fabiano Bentes, delegado de polícia de Santarém e ex-prefeito Paulo Lisboa. O corte da fita simbólica foi feito pelo ex-governador Aloysio Chaves e dr. Acy Barros Pereira. Em seguida foi feito o descerramento da placa, por parentes da patrona da escola, Maria do Rosário e Emílio Uchoa Martins.

O DISCURSO
O Governador do Estado enfatizou em seu discurso a preocupação do poder público na política educacional, fazendo também um ligeiro relato da vida de Maria Uchoa Martins, na sua luta heroica e corajosa pelo ensino no Estado do Pará, sendo, inclusive, a criadora do primeiro Jardim de Infância no Estado, em 1928. Agradecendo a menção, em nome da família da homenageada, o sr. Emílio Uchoa manifestou os melhores agradecimentos às autoridades, pela lembrança que tiveram. Após a solenidade, governador e comitiva percorreram todas as dependências do novo estabelecimento de ensino.
O governador do Estado e sua comitiva almoçaram na residência do sr. Joaquim Pereira, comerciante em Santarém. À tarde, o governador Clóvis Morais Rego, fez um passeio fluvial ao longo do rio Tapajós. Domingo, 29 de outubro, pela manhã, governador e comitiva seguiram para a cidade de Óbidos, onde inaugurou o Fórum local, e participou da abertura do Torneio de Futebol do Interior, retornando a Santarém às 15 horas, onde trocou de avião e regressou à Capital do Estado.

Publicado no jornal A Província do Pará de 01 de novembro de 1978.

Nenhum comentário:

Postar um comentário