domingo, 6 de maio de 2018

A primeira turma de professoras normalistas do Santa Clara – 1944


É pela primeira vez que o “Colégio Santa Clara”, educandário “leaders” do município de Santarém, por sua “Escola Normal”, comemora a formatura de sua primeira turma de professoras normalistas.
No campo do Ensino, é uma vitória e um justo motivo de orgulho para o Estado e para o Município; no campo social é o mais emocionante e festivo acontecimento e no plano moral é o mais alto e inequívoco atestado de uma superior ascendência.
A colação de grau das novas normalistas está marcada para o dia 12 de março próximo, no próprio estabelecimento de ensino.

Foi escolhido pelas colandas paraninfo à turma nosso distinto amigo professor Antônio Veloso Salgado, estudioso e esforçado elemento do corpo docente da Escola Normal e que goza, mui justamente, da geral estima de todo o corpo discente.
Assim, doravante, está entregue à Escola Normal do “Colégio Santa Clara”, orientada pelo poder público, a nobilante e árdua tarefa do Ensino em Santarém; à juventude estudiosa do “Ginásio Dom Amando”, abre-se também, o risonho e vasto panorama da cultura e do progresso, do saber e da inteligência.
E a nós, parece que a Providência Divina deseja entregar o futuro desta terra da promissão, desta Canaã abençoada, aos seus próprios filhos, aos briosos santarenenses.
Para apoiar esta assertiva podemos afirmar que o Exmo. Sr. Prefeito Municipal, numa elogiável atitude, fez indicação ao Governo do Estado dos nomes de várias colandas normalistas para o Grupo Escolar desta cidade.

NOTA: Publicado no jornal de Santarém de 26 de fevereiro de 1944.

Nenhum comentário:

Postar um comentário