domingo, 13 de maio de 2018

Uma excursão eleitoral e a educação no Aritapera em 1933


Do Aritapera, regressou quinta-feira última (09 de março) a esta cidade, em companhia de sua esposa, o nosso companheiro dr. Guiães de Barros, que ali se encontrava a serviço da Comissão do Partido Liberal deste município.
Acompanhou-o nessa excursão o nosso prezado amigo Francisco de Oliveira Campos, que vem prestando seu valioso auxílio ao Partido e que, juntamente com o dr. Guiães, foi incansável no desempenho da missão que o levou àquela localidade.
Apesar da grande dificuldade que se faz sentir em nosso meio quanto à prova de idade para os cidadãos que desejam se alistar, conseguiram aqueles senhores alistar apreciável número de eleitores.

Naquela próspera localidade, onde permaneceu mais de oito dias no cumprimento do encargo pelo Delegado do Partido, Prefeito Ildefonso Almeida, encontrou o dr. Guiães grande número de cidadãos alfabetizados, o que demonstra o grau de adiantamento do nosso povo, que vive esquecido da civilização, entregue tão somente à faina diária, no arranjo e preparo de roças e na criação do gado com que se abastece a população desta cidade.
O conceituado fazendeiro, sr. Antônio Reça, de grande influência no Aritapera, prestou sua valiosa colaboração a essa comissão, facilitando os meios de locomoção precisos e pondo à disposição dos encarregados tudo o que dele dependesse para maior eficiência do serviço de alistamento, que ali, conforme fomos informados, obteve grandes resultados.
Voltam assim os nossos amigos, dr. Guiães de Barros e Francisco Campos, às suas atividades nesta cidade, como dedicados auxiliares do Partido Liberal e onde continuarão a trabalhar na arregimentação dos cidadãos que, a 03 de maio próximo, irão cumprir nas urnas o dever que se impõe a todo o bom brasileiro.
Antes de deixar aquela localidade, visitou o dr. Guiães a Escola Municipal, que ali funciona sob a direção da professora Sophia Fernandes Imbiriba. Escola essa frequentada por mais de 72 alunos, de ambos os sexos.
O dr. Guiães, que também está encarregado da organização do serviço escolar neste município, encontrou em perfeita ordem aquela escola, presenciando o esforço e a dedicação da professora Sophia Imbiriba, que é incansável no preparo das crianças ali matriculadas.

NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 11 de março de 1933


Nenhum comentário:

Postar um comentário