domingo, 20 de maio de 2018

Memórias do Lago Grande do Curuai



ANO 1966
27 de fevereiro – Chegada do motor “Manelito”, trazendo mais 100 sacos de cimento para a Paróquia.
01 de março – Ingressou para o Seminário São Pio X, de Santarém, o jovem Marcos Batista Pereira, filho de Patrício José Pereira e Alice Batista Pereira, já falecida.
– Seguiram com destino ao patronato agrícola “Cristo Rei”, em Itaituba, rio Tapajós, a fim de ali estudarem, os seguintes meninos, filhos desta região: 1) Ranilson Pimentel Lourido, aluno daquele patronato; 2) João Ferdinando Lourido Barreto; 3) Nesildo Gonzaga Campos; 4) João Oneth Araújo Evangelista; e 5) Luiz Alexandre Pontes.

05 de março – Entregue ao dr. Ubaldo Campos Correa, Deputado Estadual, a fim de entregar ao sr. Governador do Estado, tenente-coronel Alacid da Silva Nunes, o “Memorial do Povo do Lago Grande”, pedindo ao Governador a construção da estrada Patacho-Piraquara.
18 de março – Estiveram nesta Vila de Curuai: frei Osmundo Menges e frei Benjamim Link. Regressaram a 19. Voadeira a motor. Era um sábado.
Abril – Motor “Cor Jesus” foi ao fundo, no Alto Tapajós (1).
11 de abril – Começaram as aulas nesta Vila de Curuai, tendo como professoras: Maria das Graças Soares Vieira, normalista regional; Antônia Batista Pereira e Francisca Soares Oliveira.
16 de abril – Esteve nesta Vila de Curuai, em trânsito para o Aracuri, a Equipe Vocacional Religiosa da Prelazia de Santarém, constituída dos seguintes membros: frei Alexandre, reitor do Seminário Pio X; Frei Isaac; Irmã Maria do Rosário, Clarissa; Irmã Marta, franciscana; Irmã Esmeralda, do Preciosíssimo Sangue; professora Francisca. Motor que os conduziu: Palmeirita II. Houve, à noite, a exposição de quadros demonstrativos da vida e trabalho dos padres e freiras e, após a Santa Missa, a apresentação de quadros luminosos. Às 6 horas do dia 17 de abril seguiram para o Aracuri, retornando à noite. À 18 de abril regressaram à Santarém.
05 de maio – Esteve em visita a esta Vila de Curuai – sede da paróquia – vindo no motor “Ara II”, o revdo. Frei David.
16 de junho – Chegada da Equipe de Catequese da Prelazia, para a realização do Tríduo Catequético, nesta Vila. Componentes: Frei Ricardo e Frei Lourenço, OFM; Irmã Clarissa Ribeiro; professoras Benedita Brasil, Noêmia e Elza Lima Pedroso. Motor que a conduziu: “Denise”. Com a Equipe, chegaram também os catequistas do Baixo Lago Grande.
17 de junho – Início do Tríduo de Catequese.
19 de junho – Chegada do Revmo. Dom Tiago, Bispo de Santarém, para presidir as solenidades do último dia do Tríduo. Viagem de teco-teco. Recebendo no nosso “aero-porto”, condigna recepção. Celebrou a Santa Missa, que foi campal, em frente à igreja. Foi nesta missa administrado o Sacramento do Crisma. Após a Santa Missa, regressou. Em sua companhia veio Padre Martinho.
31 de julho – Ordenação de Frei Tomaz Nadler, em Santarém.
01 de agosto – Teco-teco aterrissou conduzindo Frei Gilberto, Frei Emilis, de (ilegível no original) e dr. Brito do “D.E.E.R”.
06 de agosto – Círio de Nossa Senhora de Nazaré, vindo da localidade Inanú.
10 de agosto – Teco-teco aterrissou nesta Vila, trazendo de Santarém José de A. Campos e Sansão B. Lourido.
12 de agosto – Entrega, à capela do Sagrado Coração de Jesus, em Inanú, de 10 bancos, oferta do então Vice-prefeito de Santarém, José Maria de Abreu Matos.
14 de agosto – Pelo “Manelito” estiveram em visita a esta Vila de Curuai, o deputado Ubaldo Correa e dr. Manuel Cacela Alves, Juiz Eleitoral da Comarca.
16 de agosto – Coleta para a Campanha de Construção de um “xadrez” (cela para prisioneiros), na Vila.
17 de agosto – Pane, a cerca de 0,1 hora, no motor de luz da Vila.
01 de setembro – Em viagem no motor “Vitória II”, esteve nesta Vila do Curuai o dr. Ubaldo Correa, que seguiu até ao “Caraubal” para ver e determinar a reforma do Barracão da Escola dali, para nele funcionar a 82ª secção eleitoral.
08 de setembro – Festa de Vila Socorro. Funcionamento, pela primeira vez, da nova aparelhagem de alto-falante da capela dali, sendo denominado “Serviço de Alto Falante a Voz do Baixo Lago Grande. É presidente da Irmandade: João Vieira.
10 de setembro – Criação, pela Justiça Eleitoral, de mais duas secções eleitorais no Lago Grande: a primeira, a 82ª, no Caraubal; e a outra, a 86ª, no Inanú, as quais deverão funcionar nas eleições de 15 de novembro próximo.
11 de setembro – Por iniciativa da professora Maria das Graças Soares Vieira e Sansão Bento Lourido, e com o incentivo do revdo. Frei Gilberto, foi lançada a ideia da constituição de uma sociedade, da qual deverão participar os jovens, crianças e adultos, com fito educativo, filantrópico e recreativo, a fim de dar, mediante palestras e outras práticas construtivas, uma formação mais condigna, sendo realizada às 20 horas, na Barraca da Santa, a primeira reunião, com a participação de cerca de 100 (cem) pessoas, na qual foi exposto pelo sr. Vigário os objetivos da mesma, e os fins que podemos e almejamos alcançar, se quisermos, unidos, interessar-nos pelo nosso bem social, começando desde logo a trabalhar pela consecução de uma formação mais sadia, moral e intelectualmente. Falaram, também, os dois liderantes do movimento.
13 de setembro – Chegou a Inanú, em sua primeira visita pastoral àquela localidade, s. exa. Dom Tiago, saindo no dia seguinte para Curuai.
14 de setembro – Chegada de Dom Tiago à Piraquara. Saiu no dia seguinte.
15 de setembro – Chegou a Aracuri, em sua primeira visita, s. exa. Dom Tiago, saindo no dia seguinte para Curuai.
16 de setembro – Saiu Dom Tiago de Curuai para Ajamuri, fazendo ali a sua primeira visita pastoral naquela comunidade.
25 de setembro – Chegou à Santarém a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, em peregrinação pela Região Norte.
03 de outubro – Eleição, pelo Congresso Nacional, do Marechal Costa e Silva.
04 de outubro – Completa um (01) ano da visita de S. S. o Papa Paulo VI, aos EEUU, onde veio, à convite, participar das solenidades da 20ª Assembleia Geral da ONU, fazendo, perante a dita Assembleia, um vibrante discurso, no qual ressaltou o pensamento da Igreja pela preservação da Paz Mundial.
06 de outubro – Chegam à Curuai os senhores: Eduardo Barros Gomes, Inspetor do Cooperativismo; Vicente Oliveira da Silva, técnico em contabilidade; e Ivaldo Ledo, ACC da Cooperlago.
07 de outubro – Chegada de um teco-teco, de Santarém, conduzindo o dr. Geraldo Correa e José Caetano, Regressaram no dia 10 de outubro, também por teco-teco.
28 de outubro – Ida de Frei Gilberto, em seu novo barco “voador”.
29 de outubro – Saída de canoas para encontrar os bancários no Acai.
– Chegada na Vila de Curuai, do Banco de Crédito da Amazônia, S/A., para fazer financiamento através da Cooperlago.
– Chegada do teco-teco que conduziu o sr. Alberto Campos de Castro, candidato a Deputado Estadual pela ARENA.
30 de outubro – Festa do Piraquara.
31 de outubro – Chegada do teco-teco que transportou os senhores: Elias Ribeiro Pinto e Santino Sirotheau Correa, respectivamente candidatos a Prefeito Municipal de Santarém e Deputado Estadual pelo MDB (este à reeleição). Estiveram em Piraquara.
– É feita a primeira aterrisagem no Campo de Pouso do Piraquara. Foi feito nesta data pelo teco-teco da Caravana do MDB.
– O sr. Geraldo Alves Dias, Agente, em Santarém, do Banco de Crédito da Amazônia, presente nesta Vila de Curuai, avionou até a cidade, regressando sem demora.
01 de novembro – Chegaram nesta Vila de Curuai os meninos: Ranilson, Ferdinando, Luiz, Nesildo e João Oneth, vindos do patronato agrícola “Cristo Rei”, em Maloquinha.
02 de novembro – Regresso, à Santarém, do Banco de Crédito da Amazônia, S/A.

NOTAS: O presente texto foi retirado do “Registro dos Acontecimentos Diários da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré”, aberto por Frei Benjamin Link, OFM, no dia 05 de agosto de 1962, escrito em grande parte pelo cartorário Sansão Bento Lourido (foto que ilustra esta postagem). Uma cópia deste me foi doado pela amiga Rosália Lourido, filha de Sansão.
(1) Apesar de não estar citado no original, a data do sinistro naufrágio foi a 05 de abril. Estava o barco indo em direção à Missão do Cururu, levando a bordo o frade franciscano frei Plácido Toelle.


2 comentários:

  1. Minha familia tem fotos bem atingas da vila datadas entre os anos 60 e 70 essas foto ae e bem recente...

    ResponderExcluir
  2. Ador esse lugar cresci viajando todo ano pra esse lugar

    ResponderExcluir