terça-feira, 5 de maio de 2020

Notícia das fontes termais de Monte Alegre em 1876


Procurando, porém, ir até onde não foi o governo, a esse respeito posso noticiar pelo menos a existência de uma interessante fonte de águas termais na Província do Pará, que foi até visitada por pessoa de mérito científico, que graciosamente ministrou-me ligeira notícia sobre ela.
Devo o seu conhecimento à informação do sr. Dr. Silva Coutinho, distinto engenheiro, cujo nome é conhecido por todos quantos prezam as glórias do país. Esta fonte foi estudada por ele na Província do Pará.

Fica na Comarca de Santarém, perto da vila de Monte Alegre, município deste nome: portanto próximo à lagoa do mesmo nome e do rio das Amazonas. Segundo ainda este distinto engenheiro, a temperatura desta fonte é de 35° cent., e essas águas são sulfurosas.
Ora, senhores, é incontestável a vantagem que pode auferir desta fonte mineral de Monte Alegre, porque a simples noção geográfica do Brasil nos mostra que zona imensa com grande população está carecendo de aproveitar os benefícios desta água, indicada em muitas moléstias próprias dessas regiões tropicais. E até me atreverei a indica-la pela primeira vez em uma moléstia que reina atualmente em alguns pontos do norte do Brasil, o beribéri.

NOTA: Texto extraído da revista “Conferência Populares”, ano 1876, edição 02.

Nenhum comentário:

Postar um comentário