domingo, 24 de maio de 2020

Sobre o Grupo Escolar de Santarém em 1930


A deficiência do edifício em que se acha instalado o nosso Grupo Escolar, como bem acentuou o sr. dr. Arnaldo Moraes na recente visita que fez ao conceituado estabelecimento de instrução primária, é um fato de todos conhecido, que está pedindo as vistas do governo do Estado.
De feito, impróprio a todas as exigências da pedagogia moderna, inadequado por sua antiquada construção e acanhados compartimentos, a convivência diária de cerca de quatrocentas crianças que procuram nas luzes do alfabeto um futuro promissor, o prédio do Grupo Escolar não está em ajuste com o fim a que se vem ele destinando, de vez que foge a todos os requisitos exigidos para uma casa de ensino onde se aglomeram diariamente inúmeros estudantes.

Há, se não nos falha a memória, uma lei aprovada pelo Congresso Estadual, que manda fundar em Santarém uma Escola Normal, projeto que foi do deputado Augusto Meira. Não negamos a utilidade de uma escola desse gênero em nossa terra, onde há  moços de ambos os sexos que, por exiguidade de recursos, deixam de prosseguir seus estudos, pois uma vez posto em prática o que determina a referida lei, estariam eles aptos a tirar seu diploma de professor. Mas do desejo que temos de ver nossa cara terra dotada de um estabelecimento modelo à sua execução, vai um ror de tempo, dadas as dificuldades financeiras com que vem lutando o Estado. Entretanto, com a metade da verba, quiçá, destinada à instalação da escola normal, poderia o governo fazer construir um prédio próprio para o nosso Grupo Escolar, vindo, dess’arte ao encontro de uma imperiosa necessidade que sofre a instrução pública em Santarém e da aspiração justa dos habitantes desta cidade.
Alenquer tem o seu Grupo Escolar há muito instalado em edifício próprio, de construção moderna, e adequado às exigências do ensino, e foi este, sem dúvida, o motivo da manifestação do seu ilustre Intendente quando de sua visita ao nosso estabelecimento escolar. Ora, se Alenquer foi dotado de um prédio conveniente para o seu Grupo, por que não poderá Santarém ter também o seu, de vez que a nossa cidade, com ser uma das principais, senão a principal do interior do Pará, tem uma população escolar superior a de Alenquer e de outros municípios paraenses?
O dr. Eurico Valle, eminente Governador do Estado, que é um acérrimo defensor da instrução, a cujo prol vem pugnando com entusiasmo, certamente não ficará infenso ao desejo de todos os santarenenses, que é de ver a sua terra beneficiada com um estabelecimento escolar digno de seu adiantamento e de seu inegável renome. Resta-nos, a nós os que nos interessamos pelo progresso de Santarém, apelar para s. excia. nesse sentido, fazendo-lhe ver a urgência em que está a instrução pública estadual de melhor amparo e assistência. E outro não é o nosso intuito.

NOTA: Texto extraído do jornal “A Cidade” de 10 de maio de 1930. Atualmente o antigo “Grupo Escolar” é a Escola Frei Ambrósio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário