segunda-feira, 30 de abril de 2018

A comemoração do governo de Magalhães Barata em Santarém – 1934


A data de 12 de novembro corrente, comemorativa do aniversário de governo de s. excia. o Major Magalhães Barata, não passou despercebida em Santarém, tendo sido festejada com um importante préstito cívico, em que os participantes da manifestação aclamaram freneticamente o nome do bravo interventor em nosso Estado.
Ao meio dia, inúmeros foguetões fenderam os ares em regozijo pela passagem da data, repetindo-se estas demonstrações às 6 horas da tarde em diversos pontos da cidade.
Ao anoitecer, começaram a confluir de todos os quadrantes da cidade, grupos de pessoas que iam tomar parte na passeata que, por iniciativa do sr. Prefeito Municipal, fora marcada para as 7 horas.

A essas horas, quando incomputável era já o número de manifestantes, dentre os quais se destacavam senhoras e senhorinhas portando balõezinhos, organizou-se o préstito que, puxado pela “Philarmonica Franciscana”, percorreu diversas ruas da urbe, sob as mais vivas aclamações ao Major Barata, ao prefeito Ildefonso Almeida, ao prefeito Luiz Gentil e ao Partido Liberal.
À frente da procissão cívica viam-se um estandarte com a efigie do Major Barata, conduzido por gentis senhorinhas, e duas largas faixas de pano com os dizeres: “Salve, Major Barata” e “Honra ao Mérito – 12 – 11 – 34”, levados por cavalheiros.
Ao defrontar a residência do sr. Luiz Gentil, prefeito municipal, o préstito estancou, usando da palavra o operário, sr. Antônio Amaro, que discorreu sobre a data comemorada, fazendo justas apreciações acerca da ilustre personalidade do Major Magalhães Barata. Seguiu-se lhe com a palavra o sr. Coronel José Luiz da Silva Pingarilho, candidato eleito à deputação federal que, de uma das janelas da residência do sr. Prefeito Gentil, fez uma larga e clara exposição da imorredoura obra do eminente interventor no quatriênio que se encerrava. Falou depois o sr. Prefeito Gentil, cuja bela oração foi um hino de louvores a Magalhães Barata e à sua magnifica atuação nos proveitosos quatro anos de seu benemérito governo.
Os oradores foram muito aplaudidos, tendo sido erguidos vivas ao homenageado e a outros próceres da situação paraense.
Pondo-se novamente em marcha, sob entusiásticas aclamações e ao estourar de foguetões, o préstito percorreu ainda diversas artérias da cidade, indo, afinal, dissolver-se no ponto em que reunira. Ali, o sr. Antônio Amaro pronunciou nova oração em que, dizendo-se regozijado com a estupenda vitória do Partido Liberal nas eleições de outubro, concitava o povo a se manter sempre firme e decidido ao lado do Major Barata, o futuro Governador Constitucional do Estado para que, prossiga, em bem do Pará e de Santarém, a sua imperecível obra.
Durante o percurso da passeata foram executadas pela banda musical vibrantes marchas patrióticas, sendo cantada, mais de uma vez, a marcha “Vitória Libera”.

NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 17 de novembro de 1934.


Nenhum comentário:

Postar um comentário