segunda-feira, 30 de abril de 2018

Sobre a Estrada de Rodagem de Santarém à Belterra – 1947


Já de há muito se fazia sentir a necessidade de uma estrada de rodagem entre Santarém e Belterra. E este tem sido um problema que, desde a administração Borges Leal – que muito lutou por consegui-la, chegando mesmo a dar-lhe início, com relativo resultado – vem interessando a alguns administradores que tem tido a comuna santarenense. Não fora a fatalidade haver subtraído à existência aquele denodado amigo de Santarém e a desejada viatura, já há nove anos teria sido realidade.
Não o permitiram, porém, os fados naquele tempo. E o serviço estacionou. Posteriormente, substituído o gerente da Concessão Ford, alguns gananciosos espíritos de porco, de mentalidade tacanha, desses de que contamos regular variedade, movidos por interesses inconfessáveis, conseguiram introduzir na crendice do novo gerente que a existência da estrada muito prejudicaria aos interesses da Concessão, pelo constante movimento de pessoal entre as duas localidades, dificultando a fiscalização e o controle de entrada e saída de materiais e gêneros.

Agravando-se, entretanto, de dia a dia, a dificuldade de transporte fluvial entre as duas localidades, apesar dos ingentes e louváveis esforços do sr. Raimundo Figueira por manter sempre ininterrupta a linha do seu motor “Dioclécio”, urgia um meio de solucionar o importante problema.
Então a firma A.R. Silva & Cia., ali estabelecida, tomou a seu cargo a abertura e preparo da estrada tão desejada por todos. E no dia 25 de setembro do corrente, depois de um percurso de quatro horas em seu caminhão, alcançou esta cidade às 2 horas da tarde, tendo tido a fineza de imediatamente vir à nossa redação comunicar-nos tão auspiciosa realização, que muito contribuirá para o mais fácil e amplo intercâmbio entre esta cidade e a florescente vila de Belterra.
Resta agora tão somente os poderes públicos e os serviços das Plantações Ford manterem a estrada aberta, preparando-a melhor e conservando-a em condições de permanente tráfego, que assim, já muito terão feito em benefício não somente do comércio e da população de Belterra, como de Santarém, agradecendo desse modo simples, o gesto louvável da firma A.R. Silva & Cia.

NOTA: Publicada no Jornal de Santarém de 04 de outubro de 1947.


Nenhum comentário:

Postar um comentário