sábado, 28 de abril de 2018

Um pedido aos católicos da cidade de Santarém – 1951


A vós, católicos do município de Santarém, é que me dirijo.
Como não deveis ignorar, aproximam-se as Santas Missões que serão pregadas na Prelazia de Santarém de 01 a 05 de agosto nos bairros da Prainha e Aldeia e de 05 a 12 de agosto, encerrando-a, no Centro da Cidade.
Não há melhor ocasião do que esta para que todos os católicos aproximem-se mais das coisas espirituais, da Igreja, de Deus, enfim. Por que não aproveitarmos esta bela oportunidade de procurar a salvação de nossa alma, participando desta renovação moral, espiritual, que é a Santa Missão?

Estamos numa época em que nada mais deve ser oculto, onde não se permitem atitudes que não estejam bem definidas. Deixemos de lado o respeito humano, deixemos de ser o “fariseu moderno”, aquele católico só de nome, o católico que bate no peito e diz: não matei, não roubei, sou um bom católico. Definamos o nosso propósito; mostremos a nossa convicção e aproveitemos os frutos que poderemos obter participando das Santas Missões, recebendo muitas vezes a Comunhão, trazendo as criancinhas para serem batizadas e crismadas, cooperando para legitimar, na Igreja, uniões irregulares.
Acautelemo-nos contra o terrível inimigo – o mal – que se nos apresenta sobre os mais variados aspectos e participemos com a alma e o coração das Missões Católicas em Santarém; ouçamos a palavra autorizada dos Missionários que vem fazer pregações especiais e assim estaremos assegurando a salvação de nossa alma e um lugar na vida eterna.

NOTA: Publicada no Jornal de Santarém de 07 de julho de 1951. O texto vem assinado pelas iniciais G. M. N., estagiária da J.I.C.F.


Nenhum comentário:

Postar um comentário