quarta-feira, 25 de abril de 2018

Visita de Comitiva de Deputados Federais à Santarém – 1957


Dia 18 de abril da semana passada, Santarém recebeu a honrosa visita de dez deputados federais que viajam pela Amazônia, com o objetivo de conhece-la.
A ilustre comitiva era chefiada pelo deputado Coaracy Nunes, do Partido Social Democrático, estimadíssimo em Santarém e no Legislativo Federal, presidente da Comissão do Plano de Valorização Econômica da Amazônia. Compunha-se dos seguintes parlamentares: Milton Brandão, Bilac Pinto, Cori Fernandes, Souto Maior, Rondon Pacheco, Cid Gusmão, Paulo Watze, Carlos Castro, Paulo Siqueira e do referido Coaracy Nunes.

O prefeito Armando Nadler, acompanhado das autoridades municipais, federais e estaduais, dentre as quais se destacavam os edis da Comuna, recebeu no aeroporto os senhores congressistas e os trouxe para a cidade.
Na prefeitura, onde se encontrava hasteado o Pavilhão Nacional em homenagem à presença daqueles deputados, foi servido um lanche depois da visita às diversas dependências do prédio.
Antes, o prefeito Armando Nadler fez aos visitantes uma explanação sucinta sobre o município e referiu-se com mais detalhes aos três problemas de mais urgência: o da água, o da luz e o da pavimentação das principais artérias da cidade, findo o que, entregou aos visitantes um número deste jornal e um quadro com o resumo dos dados estatísticos de maior importância do município.
O deputado Coaracy Nunes, falando pelos seus colegas, disse estarem representados ali todos os partidos políticos e todas as regiões do país, e que ele havia se interessado por aquela visita por achar de suma vantagem que a Amazônia se torne mais e mais conhecida no Congresso Brasileiro. Pediu que os presentes confiassem no Parlamento Nacional e prometeu ter sempre presente os apelos de Santarém.
Após o lanche, entretiveram os deputados e as autoridades locais amistosa palestra em que aqueles tudo interrogavam e de tudo queriam saber. Depois de visitarem a Catedral e, nesta, o “Cristo de Martius”, os visitantes percorreram de automóvel diversos trechos de nossa cidade, manifestando, por fim, ao chefe da Comuna e aos demais, a satisfação pelo cativante acolhimento que tiveram em Santarém.

NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 27 de abril de 1957.

Nenhum comentário:

Postar um comentário