segunda-feira, 2 de abril de 2018

Uma visita do Interventor Magalhães Barata em 1931


Rumo a Fordlândia, e ante incomputável multidão que rendilhava o nosso litoral, passou ontem (20 de março) pela manhã por nossa cidade, o exmo. Sr. Capitão Joaquim de Magalhães Cardoso Barata, eminente Interventor do nosso Estado, acompanhado de sua ilustre e luzida comitiva, composta do ilustrado dr. Mário Chermont, Secretário da Educação e Saúde e do digno sr. Comandante Ribas de Faria, capitão dos nossos portos. Depois de três evoluções por sobre a nossa cidade, o hidroavião da Panair amerissou nas águas tapajônicas, por ligeiros instantes, enquanto amistosa e cordial palestra era mantida entre o insigne viajante e o exmo. Sr. Prefeito do Município, da qual resultou a promessa de fazer o distinto e bravo militar uma visita à nossa cidade na próxima segunda-feira, dia 23 de março, pela manhã.

Fato inédito nos anais da nossa vida republicana, está ele empolgando vivamente nossa população, sendo, portanto, de esperar que, pela ansiedade reinante em todos os espíritos, tenha cunho extraordinário a recepção que lhe prepara o exmo. Sr. Ildefonso Almeida, prefeito municipal, acedendo desta maneira, ao desejo coletivo dos habitantes destas plagas que anteveem, nessa honrosa visita, grandes esperanças para o progredimento da nossa terra, por isso que é a vez primeira que um Chefe de Estado, perfeitamente integrado nas suas funções, pisa terras santarenenses.
Está assim organizada a comissão de recepção.
EMBARCAÇÃO A
Prefeito Municipal, Bispo, Juiz de Direito, Secretário da Prefeitura – Capitão BARATA.
EMBARCAÇÃO B
Promotor Público, Administrador da Fazenda de Sementes, Coletor Federal e representante do Comércio – Dr. MÁRIO CHERMONT.
EMBARCAÇÃO C
Delegado de Polícia, Agente da Capitania do Porto, Coletor Estadual e representante dos empregados do Comércio – Comte. RIBAS DE FARIA.
Desembarque na esquerda do “Castello”, escada que fica em frente à Travessa dos Mártires.


NOTA: Publicado no jornal Gazeta do Norte de 21 de março de 1931.


Nenhum comentário:

Postar um comentário