domingo, 1 de abril de 2018

O mês de abril em nossa história regional...



01 de abrilFalece em Óbidos Frei Rogério Voges, OFM. Frei Rogério morou em Santarém até 1957, quando partiu para Óbidos. Aqui deixou obras construídas que ainda hoje permanecem como legado da presença da Província Franciscana de Santo Antônio em Santarém (1972).
02 de abril – A Comissão de Legislação da Assembleia Provincial recebe o pedido do tenente coronel Antônio Joaquim Rodrigues dos Santos pedindo permissão para construir um mausoléu sobre a sepultura de seu finado pai, o também tenente coronel Joaquim Rodrigues dos Santos, no cemitério Nossa Senhora dos Mártires, em Santarém. Naquela época, construções de mausoléus era um privilégio que só podia ser concedido pela Assembleia Provincial (1880).
03 de abril – Depois de passar por três anos de reforma, a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Santarém, é reaberta ao culto público, em uma quinta-feira Santa (1969).
04 de abril – Dom Tiago Ryan, Bispo de Santarém, realiza sua primeira visita à Vila de Curuai, no Lago Grande. Esteve acompanhado por Frei Osmundo Menges, Delegado Provincial da Ordem Franciscana e Dr. Ubaldo Campos Correa, Prefeito Municipal de Santarém (1959).
05 de abril – Falece, nos Estados Unidos, o sacerdote franciscano Frei Gregório Kemner, OFM. Missionário das comunidades do rio Tapajós (Fordlândia) e também da Paróquia do Santíssimo Sacramento, entre outras, é lembrado sempre pela simplicidade e bom humor (2007).
06 de abrilPor determinação do Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento de Santarém, Sr. Jacy Barros, a venda de peixe não poderia mais ser efetuada em cima do Cais de Arrimo, como acontecia até então, principalmente na área entre o Mercado Modelo e o Mercadão Dois Mil. A partir deste dia, peixe só poderia ser vendido dentro da área dos mercados municipais (1998).
07 de abril – Falece em Santarém (num Domingo de Ramos) o Historiador Paulo Rodrigues dos Santos.  Após a celebração de exéquias, presidida pelo Bispo Dom Tiago Ryan, na Catedral de Santarém, seu corpo foi levado em cortejo fúnebre ao cemitério Nossa Senhora dos Mártires ao som, dentre outras músicas, da sua “Canção da Saudade” (1974).
08 de abril – O Governo do Estado nomeia para a Vila de Boim os seguintes servidores públicos: Moisés Abraham Cohem para o cargo de subprefeito de polícia e o cidadão Antônio de Sá Rodrigues Pereira para a função de agente do Correio (1893).
09 de abril – Dom Tiago Ryan é Ordenado Bispo na Catedral de Chicago, Estados Unidos pelo Cardeal Samuel Stricht, tendo como co-sagrantes: Dom Alberto Gaudêncio Ramos e Dom Henrique Pinger, OFM. Na ocasião é executado o “ECCE SACERDUS MAGNUS”, obra musical do maestro Wilson Fonseca (1958).
10 de abril – Chegam a Santarém, proveniente de Nápoles, Itália, os restos mortais de Dom Amando Bahlmann, 2o Prelado de Santarém. O caixão com os restos mortais do Bispo ficou em câmara ardente até o dia 14 de abril, quando foram sepultados na capela do Bom Jesus, no interior da Catedral de Santarém (1952).
11 de abril – Em entrevista concedida à imprensa, o Delegado Federal do Ministério da Agricultura, no Pará, Ruy Chaves, anuncia a reativação da cultura da Juta no Pará. Mais uma boa promessa política que não se efetivou na região (1997).
12 de abril – Ordem Régia que determina a retirada dos franciscanos “capuchos” da Conceição da Beira, que trabalhavam nas missões do rio Jari, próximo à Almeirim (1759).
13 de abril – O Tribunal de Justiça do Estado remete ao Prefeito de Polícia do município de Alenquer um regulamento para a criação de guardas locais, ordenando que, tão logo seja organizado este corpo para a segurança local, sejam remetidos à chefia de segurança do Estado as cópias dos respectivos contratos (1897).

14 de abrilChegam a Santarém, vindo da Missão do Cururu, os restos mortais de Frei Ambrósio Philipsenburg, OFM. O empenho em trazer o mesmo se deu ao Bispo Dom Floriano e ao movimento dos Congregados Marianos. Foi-lhe dado sepultura no cemitério São João Batista (1951).
15 de abril – Fundação de uma nova comunidade das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição na paróquia de São Francisco de Assis, em Monte Alegre, Pará (1920).
16 de abril – Dom Floriano Loewenau extingue a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Vila Franca e passa seu território e capelas (da região do rio Arapiuns) aos cuidados dos padres da Paróquia de Boim. No mesmo dia, através de Decreto de Translação, o referido Bispo extingue a paróquia de Alter do Chão e transfere sua sede para a vila de Belterra (1953).
17 de abril – Nasce em Jena, Alemanha, Curt Nimuendaju que morreu brasileiro em 1945 em uma aldeia Tikuna do Alto Solimões. Foi batizado pelos Guaranis em 1906, e com este nome, ganhava uma causa à qual dedicou-se intensamente como indigenista e pesquisador privilegiado. Em 1913 veio para Belém pesquisar a vida dos índios da Amazônia. Conviveu com um grande número de culturas nativas de todas as regiões do Brasil. É responsável pelo primeiro grande estudo arqueológico da cerâmica da cultura Tapajó (1883).
18 de abril – Data deste dia o Relatório apresentado pelo Barão de Santarém, 2º Vice-Presidente da Província do Grão-Pará que, após assumir interinamente o cargo de Presidente da mesma Província, passa a administração da mesma ao Dr. Domingos José da Cunha Júnior. O “Relatório” foi impresso pela Tipografia Diário do Grão-Pará (1873).
19 de abril – Por meio de uma Resolução Régia, foi nesta data divido o governo do Estado do Maranhão e Grão-Pará em dois. Nesta mesma data, foi nomeado Governador e Capitão Geral do Grão-Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado e para a Capitania do Maranhão, com patente de tenente-coronel, Luiz de Vasconcelos Lobo (1751).
20 de abril – É lançado em Belém o livro “Monsenhor Frederico Costa” de autoria do historiador João Bento Veiga dos Santos. O livro resgata a história de vida do primeiro Prelado de Santarém (1978).
21 de abril – No amanhecer deste dia o movimento rebelde que havia tomado o poder na Vila de Monte Alegre, cai de assalto sobre o destacamento de Santarém, deixando o destacamento tapajoara com 08 mortos e 30 feridos, levando à retirada do mesmo destacamento para a Vila de Santarém, aonde, após a chegada de reforços, que vieram de Óbidos e Manaus, puderam realizar novo ataque àquela Vila (1824).
22 de abril – Falece no Rio de Janeiro, RJ, Frei Hugo Mense, OFM. Frei Hugo foi um dos pioneiros na Missão Cururu, dos índios mundurucus. Já idoso e doente se recolheu ao Convento Franciscano do Rio de Janeiro, da Província da Imaculada Conceição, do qual fazia parte (1944).
23 de abril – É celebrado um contrato entre o governo da Província e a Companhia de Navegação e Comércio do Amazonas, para introdução de três linhas distintas de navegação; sendo a primeira entre esta capital e a cidade de Óbidos, com escala por Breves, Gurupá, Porto de Moz, Prainha, Monte Alegre, Alenquer e Santarém; a segunda entre a cidade de Santarém e a vila de Itaituba, com escala por Vila Franca, Aveiros e Boim; e a terceira entre a mesma cidade de Santarém e a vila de Faro, com escala por Óbidos (1870).
24 de abril – Alcança a última maloca dos índios Apiacás a expedição do cônsul russo Jorge Henrique Langsdorff. Hercules Florence assim descreve a vida destes índios: “Entre o homem e a mulher, há casais tão duradouros como a vida. A mulher não é escrava, como entre os Bororós; sua fisionomia é prazenteira, seus modos afáveis. Não vi vestígio algum de poligamia” (1828).
25 de abril – Pela Lei de Nº 02, é criado para todas as Vilas do Pará o “Corpo de Trabalhadores”. Era uma organização de uma hierarquia militar, mas sem poder de polícia, voltada para as pessoas que viviam “desocupadas”. Segundo Paulo Rodrigues dos Santos, “em Santarém chegaram a mais de mil os trabalhadores alistados, e muitos edifícios ainda existentes: Câmara, Igreja, Cadeia, etc, contaram com a colaboração dessa gente” (1836).
26 de abril – É realizado na “Colônia Diamantino”, em Santarém, o chamado “Dia de Campo da Cultura da Soja”. Neste mesmo dia foi feito o lançamento do “Plano Municipal de Agropecuária”. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e pela Empresa Agrária de Engenharia e Consultoria e contou com a presença de empresários do Mato Grosso, entre os quais o presidente da Associação de Desenvolvimento pela Conclusão da BR 163, Jorge Antônio Baldo (1997).
27 de abril – O comandante militar da Vila de Gurupá, alferes Inácio Cardoso da Fonseca, com 30 homens, teve reforçado seu destacamento com mais 50 praças sob ordens do comandante militar da Vila de Almeirim, capitão Raimundo Furtado de Mendonça. Juntos, deram combate a um grupo de cabanos nos rios Cuçari e Curuá, afluentes da margem direita do rio Amazonas (1839).
28 de abril – O prefeito municipal de Santarém, Ruy Imbiriba Correa, promulga a Lei Municipal Nº 14.660/93, que dispõe sobre a criação do Museu da Imagem e do Som e do Arquivo Público Municipal, até hoje ainda representa uma “letra morta”, pois nem um nem o outro foram implantados (1993).
29 de abril – Um grupo de Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição, entre as quais Madre Maria Imaculada (Elizabeth Tombrock), embarcam para os Estados Unidos para abrir uma nova Residência naquele país (1922).
30 de abril – A Sagrada Congregação para os Religiosos aprova as Constituições das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição, passando a ser oficialmente reconhecida pela Santa Sé (1929).


Nenhum comentário:

Postar um comentário