segunda-feira, 10 de setembro de 2018

O Prefeito de Monte Alegre que foi estudar nos Estados Unidos – 1944


A decisão de um prefeito brasileiro – o dr. Eduardo Pinheiro, de Monte Alegre, Pará – de estudar, durante quinze meses, as práticas agrícolas dos Estados Unidos, foi saudada como “um exemplo inspirador”, pela revista “USDA”, publicação do Departamento de Agricultura.
Médico, atualmente com 32 anos, Eduardo Pinheiro veio aos Estados Unidos estudar o controle da malária, sob os auspícios do Departamento de Estado. Em seguida, dedicou todo um ano ao estudo das práticas agrícolas, dos métodos de extensão do ensino e de programas de saúde rural, com uma bolsa de estudos concedida pelo Instituto de Negócios Americanos.

“Da maneira mais prática possível – diz a “Usda” – o dr. Pinheiro aprendeu, através da experiência nos estados de Arkansas, Oklahoma, Texas e Novo México. Não pode haver uma demonstração mais prática da estreita relação ente alimentação e saúde do que o exemplo inspirador deste médico brasileiro. Ele volta agora ao Pará, a fim de promover maior produção de víveres e de artigos de guerra ali e para melhorar a dieta, a saúde e o padrão de vida das populações rurais. Boa sorte doutor!”.

NOTA: Publicado na revista O Observador Econômico e Financeiro, edição 106, 1944.


Nenhum comentário:

Postar um comentário