sábado, 1 de setembro de 2018

O mês de setembro em nossa história regional...



01 de setembro – Da lancha da “Flotilha do Amazonas” estacionada em Santarém, o capitão José Soares de Souza Fogo, chefe da Comissão de Socorros à Expedição Científica do capitão Antônio Lourenço Telles Pires, assim se expressa em ofício enviado ao Governador do Estado do Pará: “A comitiva compunha-se de 28 pessoas quando partiu de Mato Grosso, ao passo que eu só pude salvar 09 pessoas, inclusive o engenheiro capitão Dr. Oscar de Oliveira Miranda, cujo aspecto era por demais contristador, pois com segurança não resistiria aos sofrimentos que lhe minavam a existência, por período superior a três dias!” (1890).
02 de setembro – Instalação do Núcleo Integralista de Santarém. Muitos santarenos abraçaram a causa, entre eles o primeiro chefe, Carlos Chaves de Oliveira, substituído logo depois por Antônio Veloso Salgado; além de: Jorge Sarmento, Wilson Dias da Fonseca, Edmir Sussuarana e Topasio Pampolha (responsáveis pelo jornal integralista O SIGMA), Ambrósio Caetano Correa Júnior, Dr. Guttemberg Fernandes, Antônio Ávila, Geraldo Alho, Octávio Sirotheau, Vicente Malheiros, entre outros (1935).
03 de setembro – A comissão organizadora da Semana da Pátria (em comemoração dos 150 anos da Independência) daquela ocasião promoveu a descentralização dos Desfiles das Escolas. No dia 03 desfile com as escolas no Bairro do Centro (Avenida Adriano Pimentel, Lameira Bitencourt, Praça Mons. José Gregório e Praça Rodrigues dos Santos). No dia anterior o desfile foi no bairro de São Raimundo (na avenida Mendonça Furtado, entre a Praça da Liberdade e a Silva Jardim), no dia 05 no bairro da Prainha (na Avenida Álvaro Adolfo entre o campo do DER e a Avenida Engenheiro Luiz Alves, hoje Curuá-Una) e no dia 07, com as escolas secundaristas e entidades militares na avenida Barão do Rio Branco (1972).
04 de setembro – Neste dia, o comandante do Forte de Óbidos, o tenente coronel honorário Antônio do Ó de Almeida, é transferido para o comando da Fortaleza da Barra, em Belém (1894).
05 de setembro – A Lei Estadual de Nº 76, desta data, autorizou o governador do Estado do Pará a entrar em acordo com o governo federal e o governo do Estado do Mato Grosso, para as explorações e estudos necessários para a abertura de uma estrada que ligasse a cidade de Santarém até a capital mato-grossense (1892).
06 de setembro – Parte de Belém a expedição capitaneada por Pedro da Costa Favella, que se compunha de mais de trinta e quatro canoas onde iam cerca de 500 índios e quatro companhias. Essa expedição tinha por objetivo castigar os índios do rio Urubu (hoje no Estado do Amazonas) e contou com a colaboração e participação dos índios Tapajós, que lutaram ao lado dos portugueses (1664).
07 de setembro – A pedido do prefeito municipal Bernardo Borges Leal, Dom Amando Bahlmann abençoa as maquinas e as novas instalações reformadas da “Usina de Luz e Força”, que passou a produzir energia elétrica para a cidade de Santarém. Essa Usina ocupava o lugar onde hoje fica o mercado modelo. Tinha sido construída anos antes, mas foi ampliada e reinaugurada nesta data (1937).
08 de setembro – Frei Floriano Loewenau é nomeado Bispo Titular de Drivasto e Prelado de Santarém. Dom Floriano seria o quarto Prelado (e o terceiro Bispo da Franciscano) em Santarém. Não era um desconhecido, pois já havia sido pároco de Óbidos (1950).
09 de setembro – Durante a realização de sua expedição científica pela Amazônia, o cientista Luiz Agassiz vê retornar uma equipe que havia subido o rio Tapajós. Seus emissários voltaram encantados com as belezas naturais que haviam encontrado no referido rio, comparando suas ondas (provocadas pelos ventos) semelhantes às ondas do mar (1865).
10 de setembro – Dom Eduardo Herberhold, OFM, toma posse como Bispo Auxiliar do Prelado de Santarém. Natural da Alemanha, Dom Eduardo, apesar de bem quisto pelo povo da Prelazia, demorou pouco tempo em Santarém, sendo nomeado em 1931 para ser o Bispo de Ilhéus, na Bahia. Entre suas obras, destaca-se a publicação do famoso livro devocional “Adoremos” (1928).
Dia 11 de setembro – Para levar ao término as obras de reforma da Matriz de Santarém, o Presidente da Província do Pará nomeia uma comissão composta do reverendo Arcediago dr. José Gregório Coelho, do coronel João Severiano de Miranda e o do cidadão Antônio Joaquim Rodrigues dos Santos, para se incumbir da administração dos trabalhos, ficando a inspeção técnica a cargo do referido engenheiro João Antônio Luiz Coelho, sem que, por este trabalho, percebesse retribuição alguma (1879).
12 de setembro – Nasce em Knurow, Polônia, Dom Anselmo Pietrulla, OFM. Ele seria, anos mais tarde, o terceiro Prelado de Santarém. Entre outras obras, foi ele o fundador do Colégio Dom Amando, autorizou a construção do Asilo São Vicente de Paulo e incentivou o trabalho de catequese dos Marianos que deram origem às comunidades de Fátima, Aparecida, Nossa Senhora das Graças e Santíssimo Sacramento (1906).
13 de setembro – Tem início, em Santarém, a primeira “Semana da Lepra”. A semana contou com a realização de um “Show da Caridade”, que rendeu a importância de Cr$ 5.560,60. Uma das idealizadoras da mesma foi a senhora Beatriz de Lalor Imbiriba (1954).
14 de setembro – A Irmã Maria Imaculada de Jesus (Elizabeth Maria Tombrock) é nomeada superiora da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição. Um dos grandes trabalhos feitos, ainda durante a sua gestão, foi a construção do Orfanato Santa Clara (hoje Colégio), para atender às crianças órfãs e pobres de Santarém (1912).
15 de setembro – É empossado como membro da Academia Paraense de Letras – APL, o maestro santareno Wilson Dias da Fonseca, ocupando o lugar deixado vago pelo também maestro Waldemar Henrique (1995).
16 de setembro – O Padre Antônio Maria da Cunha e Silva, natural da cidade de Prainha, é nomeado Cônego do Cabido Metropolitano do Pará e o Cônego Irineu Modesto Rebouças, ex-pároco de Santarém, passa de honorário a efetivo do mesmo Cabido (1925).
17 de setembro – Ordenação Episcopal de Dom Capistrano Heim, na Catedral de Sant’Ana, em Anápolis, GO. Franciscano, ele foi o primeiro Bispo Prelado da recém-criada Prelazia de Itaituba, que teve sua área desmembrada da Diocese de Santarém (1988).
18 de setembro – Falece em Santarém o Padre Augusto Niberle. Ele foi o primeiro capelão da Colônia são José atendendo aos colonos cearenses do planalto santareno. Exerceu também a função de secretário de Dom Amando, Bispo Prelado (1920).
19 de setembro – Em viagem expedicionária pelos rios Trombetas e Cuminá, Gastão Cruls, relata sua primeira impressão ao entrar na Floresta Amazônica: “Graças a essa excursão, pisei hoje, pela primeira vez, a floresta amazônica. Todo o nosso percurso foi feito através de um verdadeiro túnel de verdura, entrecortado de dois ou três regatos, aliás, secos” (1928).
20 de setembro – Seria realizado neste dia um comício comunista em Frente da Matriz, em que ia falar o líder Ivan Ribeiro. O povo previamente avisado por sinos que tocaram dobres fúnebres durante todo o tempo do comício, compareceu em massa, porém levantou tanto barulho com assovios e bater de latas que os palestrantes comunistas não conseguiram proferir uma só frase. Tendo sido, em seguida, apedrejados pela multidão, os comunistas acusaram os Padres, como autores. Todos, inclusive Monsenhor Anselmo Pietrulla, que se achava de Santarém no dia do comício, foram citados pela polícia e acusados, o que provocou novamente protesto, por parte do povo. De toda a parte chegaram telegramas de solidariedade e por fim realizou-se um grande comício de desagravo a Mons. Anselmo. O processo ficou abafado (1945).
21 de setembro – Através da Bula “Romani Pontífices” o Papa São Pio X cria a “Prelazia Nullius de Santarém” com território desmembrado do Bispado do Pará e diretamente sujeita a Santa Sé. Na época de sua criação foi a maior Prelazia Nullius que já existiu no mundo. De seu território (hoje Diocese) foram desmembradas as também Prelazias de Xingu (Altamira), Macapá, Óbidos e Itaituba (1903).
22 de setembro – Por decreto do Intendente Municipal de Santarém, Dr. Manoel Waldomiro Rodrigues dos Santos, fica proibido o trânsito de carroças de tração animal na Praça da Matriz e na travessa Lauro Sodré (atual Siqueira Campos) entre as travessas Barão do Rio Branco e dos Mártires (1919).
23 de setembro – Ordenação Presbiteral dos Padres Antônio Maria da Cunha e Silva (natural de Prainha) e de José Maria do Lago Costa (natural de Óbidos), em Belém, por Dom Santino Maria da Silva Coutinho, arcebispo de Belém (1916).
24 de setembro – Dá entrada no rio Tapajós, em frente da cidade de Santarém, o vapor de guerra Guapiassú, comandado pelo Capitão-Tenente da Armada Imperial, José Maria Nogueira. É a primeira embarcação a vapor a singrar as águas tapajônicas (1843).
25 de setembro – Sob a orientação do advogado Vicente Coelho e do professor Magno Rodrigues, circula em Santarém o primeiro número do jornal “O 44”. O mesmo era impresso na oficina tipográfica do Orfanato Santa Clara (1931).
26 de setembro – Chegam à então Vila de Óbidos, PA, os cientistas Calos Frederico “Von Martius” e João Batista “Spix”, em expedição científica pelo rio Amazonas (1819).
27 de setembro – Acontece, na cidade de Alenquer, a primeira apresentação da Empresa Teatral de Marvão & Cardoso, fundada na cidade alguns dias antes. Os atores, apesar das dificuldades, conseguiram desempenhar satisfatoriamente os seus papéis, arrancando aplausos e o respeito do povo alenquerense (1890).
28 de setembro – Acompanhado do Inspetor do Distrito, Sr. Cipriano, residente no lugar Piquiatuba, no rio Tapajós, segue até a “Ponta de Jaguarari”, cerca de sete quilômetros e meio rio abaixo, o naturalista Henry Walter Bates, com o objetivo de conseguir mais um membro para auxiliar na viagem científica ao Tapajós. É dele o comentário: “Fiquei satisfeito ao verificar que meu novo ajudante era um índio de meia idade, casado e de ar ponderado; o seu nome, Ângelo Custódio, já constituía por si só um bom augúrio” (1852).
29 de setembro – Com a presença do Bispo Dom Lino Vombömmel é realizado o lançamento da Pedra Fundamental da nova Igreja Matriz da Paróquia de São Francisco, no bairro do Caranazal, em Santarém, sob a coordenação do Padre Armstrong Feitosa. Hoje, já concluído o edifício, é considerado o maior templo católico do município na atualidade (2003).
30 de setembro – Em carta dirigida a seu irmão (Sebastião Carvalho), o governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado exprime o desejo de erigir muitas das missões indígenas (inclusive as do Baixo Amazonas), confiadas aos religiosos, em paróquias ou freguesias, passando o poder temporal das mesmas, para as mãos do Bispo da Diocese (1754).


Nenhum comentário:

Postar um comentário