sexta-feira, 20 de março de 2020

Notícias da Câmara Municipal de Santarém – 1871


A carnara, municipal de Santarém pede augmento de suas rendas, e n'este sentido enviou-me uma proposta que vos será apresentada.
Julgo de conveniencia o que ella propõe; porque sendo o municipio de Santarém de alguma importancia, as rendas da calmara devem ser um pouco mais avultadas para que possa acudir ás suas necessidades.

Convém, porém, dizer-vos que acceita a proposta, deve o thesouro provincial deixar de concorrer com quatro contos de réis annuaes, como até agora tem feito, para a illuminação d'aquella localidade, e bem assim com o supprimento de quinhentos mil réis para o tratamento dos lasaros.
É necessario tambem accrescentar que, pagando a província a quantia de 3:600$000 réis annuaes á um medico para curar os doentes pobres da comarca, julgo que não ha necessidade de figurar no orçamento municipal a quantia de quinhentos mil réis para o mesmo medico.
Se o thesouro provincial concorre com quantia não pequena para que os indigentes que forem atacados de molestia na comarca de Santarem tenham um facultativo para tratal-os, a que vem a camara municipal dando mais quinhentos mil réis de suas rendas para o mesmo fim?
No seria mais conveniente que esta quantia fosse applicada a necessidades urgentes e uteis, de que o municipio se resente ?

NOTA: Texto extraído do Relatório do Presidente da Província do Pará, Dr. Abel Graça, de 15 de agosto de 1871.


Nenhum comentário:

Postar um comentário