sexta-feira, 20 de março de 2020

Sobre a Colônia de Imigrantes em Santarém – 1871


Da colonia norte-americana, estabelecida nas proximidades de Santarém sob a direcção do finado major Hastings, e para a qual o governo imperial, além da concessão de 60 leguas quadradas de terras, concorreu com avultadas quantias restão poucas familias que, segundo parece, eram a flôr dos immigrantes. Os mais retiraram-se para o seu paiz, não tendo permanecido na colonia senão em quanto acharam quem os sustentasse.

Para a capital e outros pontos do interior retiraram-se, por motivos differentes, alguns bons immigrantes, que vivem de sua industria e trabalho.
As familias restantes, segundo estou informado, vivem satisfeitas e esperançosas d’um prospero futuro.
Em 9 do corrente mez seguiram para Santarem algumas familias inglezas em numero de 18 pessoas, inclusive 3 senhoras, com o intento de formarem n'aquella cidade ou suas circumvisinhanças urna pequena colonia industrial e agricola, para o que levaram já os necessarios instrumentos e machinas, que trouxeram do seu paiz.
Estes immigrantes quasi que em nada foram pesados aos cofres públicos; vieram de Inglaterra á sua custa, e quando seguiram para Santarém mandei apenas dar-lhes 5 passagens de prôa e as duas tonelladas de carga de que dispõe o governo.
Faço votos pela prosperidade d'esta colonia e pela vinda continua de immigrantes corno estes, que sabem, promovendo seus proprios interesses, ser uteis á si mesmos e ao paiz em que se estabelecem.

NOTA: Texto extraído do Relatório do Presidente da Província do Pará, Dr. Abel Graça, de 15 de agosto de 1871.


Nenhum comentário:

Postar um comentário