terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Notícias da Câmara Municipal de Óbidos em 1859


N'este Municipio não ha estradas nem pontes. Essas vias de communicação são inteiramente superfluas, pois que estando situados a margem dos rios os terrenos cultivados e Fasendas, todas as communicações se fasem por agua em canôas e barcos.
Não são pois as estradas e pontes necessarias á agricultura e commercio do Municipio; o maior embaraço que se oppoem ao desenvolvimento d'esses ramos de riqueza publica é a escacêz de braços.

A introducção de colonos não será capaz de melhorar a situação e de supprir essa escacêz, em presença da riquesa natural do sólo que lhes offerece meios commodos e faceis de ganharem a vida sem que lhes seja preciso sugeitarem-se ao penoso trabalho da agricultura.
Uma das primeiras necessidades do Municipio é a limpesa de um lago que fica atraz da cidade de Obidos e cuja bacia coberta de grandes moitas de capim, torna suas aguas insalúbres e affectão consideralvelmente a saude dos habitantes.

NOTA: Texto extraído da Fala do Presidente da Província do Pará, tenente coronel Manoel de Frias e Vasconcellos, de 01 de outubro de 1859.

Nenhum comentário:

Postar um comentário