sábado, 14 de dezembro de 2019

Sobre a mudança da sede paroquial de Juruti – 1863


Remoção da séde da freguesia de Juruty. Em virtude das disposições da lei provincial de 03 de desembro de 1859 encarreguei ao engenheiro 1º tenente Joaquim Rodrigues de Moraes Jardim de escolher e demarcar na margem do Amazonas entre a ponta do Maracauassú e a bocca do igarapé Balaio o lugar mais azado para assento daquella povoação, levando o plano das ruas, e praças, de maneira a começar o seu estabelecimento com regularidade.
A séde actual d'aquella freguezia existe no centro do lago Juruty, a seis legoas de distancia da margem do Amazonas.

Está cada vez mais decadente, e naõ tem senaõ palhoças de indios, sem o menor valor. A populaçaõ mais laboriosa está nas immediações do lugar indicado para a nova séde, que é situado a 15 legoas acima de Obidos na margem meridional do Amazonas, tendo fronteiros os dous Parana-miri, Caxuiry, e Bom Jardim, que tem muitas habitações e ricos cacoaes.
É de esperar em presença da boa vontade dos habitantes de uma e outra destas localidades, que a nova povoaçaõ se desenvolva, e prospere.

NOTA: Texto extraído do Relatório do Presidente da Província do Pará, dr. Francisco Carlos de Araújo Brusque, em 01 de novembro de 1863.

Nenhum comentário:

Postar um comentário