sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

A desobstrução do Lago Pauxis em 1862


No pequeno valle formado pelo morro da Escama e pela terra alta, em que está assentada a cidade de Obidos, existe um pequeno lago que desagua no Amasonas, quasi immediatamente, pois que muito proximo á margem do rio é que elle estreitando forma um pequeno Igarapé. Esta garganta que o liga ao Amasonas tem sido obstruida já por plantas, já por cascos de canôas velhas que ali se achão a apodrecer, obstaculos estes que tem facilitado a accumulação de arêas que impedem os escoamentos do mesmo lago, logo que o Amasonas desce abaixo de certo nivel, o que acontece annualmente, tornando-se as aguas do lago estagnadas e assim urna fonte perene de exhalações paludosas.

Convem dar promptas providencias em ordem a remover esse mal, que póde concorrer para a insalubridade do lugar, desobstruindo-se a garganta do lago e escavando-a até o nivel necessario para o facil escoamento das aguas.
Esta obra creio que poderá ser feita com 2:000$000 réis, havendo bôa vontade da parte das pessoas, que forem encarregadas de sua execução.

NOTA: Texto extraído do Relatório do Presidente da Província do Pará, dr. Francisco Carlos de Araújo Brusque, em 01 de setembro de 1862.

Nenhum comentário:

Postar um comentário