quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Obras do Forte de Óbidos em 1861


N'esta fortalesa fizerão-se no decurso do 1.º semestre do corrente anno diversas obras, sob a administração do respectivo commandante, que importarão na quantia de 4:896$905, sendo com materiaes a importancia de 1:044$310 e com o pessoal de operarios e serventes a de 3:852$594.
Essas obras forão a continuação da edificação do armazem da pólvora, assoalho d'este, e um telheiro sobre os alicerces do mesmo, para se poder trabalhar na força do inverno, cabides para o quartel, extracção de pedras de cantaria no rio Trombetas e lavragem d'estas pedras.

Para completo acabamento das obras do forte ainda se tem de fazer as seguintes: ladrilhar-se o corpo da guarda e o grande armazem do deposito artigos bellicos com pedras de cantaria, calçar o pateo interior da fortalesa, construir uma latrina; assentar um novo portão na fortalesa que já está prompto, ladrilhar tanques; collocar portas, mesas e prateleiras no armazem da polvora, e outras pequenas obras e reparos.

NOTA: Texto publicado no Relatório do Presidente da Província do Pará, Francisco Carlos de Araújo Brusque, em 17 de agosto de 1861.

Nenhum comentário:

Postar um comentário