quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Um exemplo a seguir – 1923

O Município de Santarém reduz os seus impostos e cria prêmios aos agricultores e industriais...
Não nos podemos furtar ao registro de alguns atos do Conselho Municipal de Santarém, os quais devem ter grande e especial divulgação, tais os aplausos que mereceram do comércio, industriais e agricultores do rico e opulento município, em boa hora confiado à administração criteriosa e honesta do dr. Rodrigues dos Santos.
É bem verdade que, assim procedendo, tanto o legislativo como o executivo santarenos nada mais fazem do que cumprir estritamente o seu dever, trabalhando para o engrandecimento da terra e do povo que lhes confiou o poder. Mas, numa época em que os governantes parecem terem perdido a noção das responsabilidades, administrar bem, cumprir com honestidade e critério um mandato, são fatos que atraem as atenções e por isso mesmo arrancam aplausos e devem ser divulgados como exemplos a seguir.

Agindo em conjunto com o mesmo ideal plausível, o intendente e o Conselho Municipal de Santarém, reduziram no corrente exercício os impostos de exportação dos principais gêneros de sua produção, animando assim as novas e promissoras indústrias locais. Mas, não ficou por aí a medida. Vários prêmios foram criados aos industriais e agricultores do município. Assim, um prêmio de 1:000$000 (um conto de réis) será conferido à empresa ou particular que, tendo montado uma usina açucareira dentro do município, produza, no mínimo, 20.000 quilos de açúcar claro por ano; outro prêmio de 500$000 (quinhentos mil réis) dará o município ao lavrador que plantar mais de 5.000 pés de cacau em terra firme; e, finalmente, um outro prêmio de igual quantia é oferecido ao lavrador que plantar 10.000 pés de café.
Foram essas, além de outras, as medidas de grande interesse local e futuros presentes, não só para os agricultores e industriais, como ainda para o próprio município que acabam de ser postas em prática em Santarém, que tem a administra-lo um espírito empreendedor e culto como o dr. Rodrigues dos Santos.
Enquanto isso ali sucede, outros municípios como o de Bragança, para não ir mais longe, lutam contra a má vontade e impatriotismo de seus administradores.

NOTA: Reproduzido do jornal Estado do Pará e publicado no jornal A Cidade de 10 de fevereiro de 1923.


Nenhum comentário:

Postar um comentário