quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Memórias do Lago Grande de Curuai


ANO DE 1954
Em 11 de março – O Revdo. Frei Mário visitou a localidade de Igarapé-Açú, para inteirar-se das possibilidades de ali ser construída uma capela.
ANO DE 1955
Em 19 de abril – Foi celebrada a primeira festa de Nossa Senhora da Saúde de Igarapé-Açú, sendo neste dia, por Frei Mário, celebrada a primeira Santa Missa.

ANO DE 1957
Em 1957 foram pregadas Santas Missões, sendo pregadores Frei Evaldo e Frei Pedro (1).
19 de agosto – Frei Marcos Patereck, viajando no motor “Cor Jesu”, esteve nesta Vila (de Curuai). Saiu no dia 20, após a celebração da Santa Missa.
25 de agosto – Eleição do sr. José Campos da Silva para encargo de Presidente do Apostolado de Oração, em substituição do sr. José de Almeida Campos.
13 de setembro – É lançada ao público a ideia da construção de uma nova capela de Nossa Senhora de Nazaré.
15 de outubro – É escolhido o terreno onde, em definitivo, será construído o templo de Nossa Senhora de Nazaré.
24 de dezembro – O serviço de alto-falante, intitulado “A Voz do Lago Grande”, instalado no ano de 1955, comemora brilhantemente o seu segundo aniversário. A aquisição da aparelhagem, montagem, funcionamento, etc., deve-se à iniciativa de Raimundo Gonçalves Palha.
ANO DE 1958
16 de agosto – Eleição do sr. José Victor Pereira para o encargo de Presidente do Apostolado de Oração, o qual tomou posse no dia 07 de setembro.
12 de outubro – Pregação das Santas Missões Populares em Vila Socorro.
20 de outubro – Carta datada de 16 de outubro, do Revmo. Frei Othmar ao sr. Presidente do Apostolado da Oração local, assim se referia: “Saúde em Nosso Senhor Jesus Cristo. É intenção do Exmo. Sr. Bispo D. Floriano e dos padre franciscanos, erigir Paróquia e abrir uma residência de padres na Vila de Curuai, em 1960 a fim de prestar melhor assistência religiosa e educacional ao povo do Lago Grande...” (2).
30 de outubro – Em Piraquara, é lançada a ideia da Diretoria da Igreja desta Vila (de Curuai), de constituição de uma Comissão destinada a angariar entre o povo contribuição monetária em benefício da projetada construção da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré. A Comissão criada denominou-se “Comissão Pró-Construção da Igreja”. Compuseram-na: Frei Gilberto, José Victor Pereira, José de Almeida Campos, Agnelo Gomes Loureiro, Alberto Diniz, Dalmira Hennington Faria, Ítalo Amazonas Miléo, Manuel Constantino Coelho, José Pedro de Albuquerque e Manuel M. Diniz Filho.
01 de dezembro – Foi procedido a derrubada do mato no terreno onde será construída a Igreja. Trabalharam 110 pessoas.
07 de dezembro – Passou por esta Vila o Revdo. Frei Gilberto Wood.
25 de dezembro – Quermesse em benefício da construção da Igreja.
ANO DE 1959
14 de fevereiro – Exposição, na Capela de Nossa Senhora de Nazaré, da planta da nova Igreja.
14 de março – Visita de Frei Gilberto Wood.
04 de abril – Esteve em visita a esta Vila, S. Exa. Revma. Dom Tiago Ryan, acompanhado por Frei Osmundo Menges, Delegado Provincial da Ordem e Dr. Ubaldo Campos Correa, Prefeito Municipal de Santarém. Seguiu até Piraquara, onde presidiu uma importante reunião.
12 de abril – Visita de Frei Gilberto Wood.
04 de maio – Visita de Frei Gilberto Wood.
08 de junho – Visita de Frei Gilberto Wood.
20 de setembro – Visita de Frei Gilberto Wood.
21 de setembro – Reeleição do sr. José Victor Pereira no encargo de presidente do Apostolado de Oração.
ANO DE 1960
05 de junho – Celebração, em sua nova capela, da Festa do Sagrado Coração de Jesus, em Inanú.
15 de agosto – Lançamento da pedra fundamental da nova Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, presidida solenemente pelo sr. Bispo Dom Tiago Ryan.

NOTAS: O presente texto foi retirado do “Registro dos Acontecimentos Diários da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré”, aberto por Frei Benjamin Link, OFM, no dia 05 de agosto de 1962, escrito em grande parte pelo cartorário Sansão Bento Lourido (foto que ilustra esta postagem). Uma cópia deste me foi doado pela amiga Rosália Lourido, filha de Sansão.
(1). Originalmente, esta informação vem escrita antes do ano de 1954. Por questão cronológica a realocamos para este lugar no texto.

(2). Não sabemos se foi um lapso do cronista ou do frade norte-americano que a escreveu, mas o Bispo de então já era Dom Tiago Ryan e não Dom Floriano, como referido na dita carta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário