1º - Como medida
urgente e moralizadora, torna-se necessário e imprescindível, a unificação dos
impostos (Imposto Único), pago na entrada da mercadoria, facilitando a cobrança
e simplificando as despesas para o Estado e para o importador, além de
beneficiar grandemente os consumidores, a exemplo do que se vem fazendo nos
Estados do Amazonas e São Paulo.
2º -
Melhoramento das estradas de rodagem e penetração, notadamente da rampa da
serra (Piquiatuba), tornando fácil e seguro o acesso ao planalto, onde estão
situados os principais núcleos agrícolas do município, e estudo para solução do
abastecimento de água no mesmo planalto.
3º - Aberturas
de novas estradas de rodagem, principalmente a que deverá ligar Santarém à
Belterra.
4º - Incremento
à lavoura em geral, destacadamente às culturas de algodão e juta e sua
industrialização no próprio centro de produção dessas matérias primas, com a
instalação de fábricas de tecidos de aniagem na cidade de Santarém, servindo a
todos os municípios vizinhos, com o objetivo de valorizar o máximo possível os
referidos produtos, estimulando o desenvolvimento de sua cultura.
5º - Como base
fundamental à industrialização e à solução do problema de alimentação pública,
julgamos necessário o seguinte:
A
– Aproveitamento hidroelétrico das quedas de água “Palhão” e “Aruã”, situadas,
a primeira no rio Curuá-una, a cerca de 60 quilômetros ao sul da cidade, para
fornecimento de força e luz necessárias ao serviço de iluminação pública e
particular e fonte de energia permanente para fins industriais; e a segunda no
rio Arapiuns, afluente da margem esquerda do rio Tapajós, para aproveitamento
da exuberante riqueza florestal daquela região;
B
– Criação de Campos de Invernada em terrenos firmes, nas principais zonas de
criação do município (Lago Grande, Ituqui, etc.) assegurando, dessa forma, aos
criadores em geral, a alimentação dos seus rebanhos na época da enchente,
mediante o pagamento de módica taxa per capita, para conservação dos ditos
campos;
C
– Aquisição de embarcações apropriadas para o transporte de gado dos campos
várzeos para os firmes, e vice-versa, pagando os criadores taxa módica por este
serviço;
D
– Facilidade aos criadores para aquisição de animais reprodutores das raças
vacum, cavalar, muar, lanígero e suíno;
E
– Incentivo à produção do leite e seus derivados;
F
– Instalação de um posto veterinário em cada Campo de Invernada, com a
finalidade de prestar assistência técnica, permanente, aos rebanhos e
ensinamentos aos criadores, facilitando aos interessados, outrossim, a
aquisição remédios que se tornarem necessários a preços módicos;
G
– Assegurando o suprimento alimentar necessário à população do município com as
medidas sugeridas acima, e adotas iguais providências com relação aos demais
municípios que constituem o chamado Baixo Amazonas, estará esta região, em
futuro próximo, em condições de contribuir com apreciável parcela para o
abastecimento da Capital do Estado, ficando assim resolvido o mais premente
problema paraense, certo com é que o futuro da pecuária no Pará, se encontra no
Baixo Amazonas.
5º (*) - Ligado
ao Plano, a indispensável criação de uma Escola ou Instituto
técnico-profissional (artes e ofícios), do Baixo Amazonas, com sede em
Santarém, com a finalidade de preparar mecânicos, carpinteiros, marceneiros,
pedreiros, sapateiros, alfaiates, oleiros e mais profissionais de outras artes
e ofícios, prendendo-os ao seu próprio habitat, sem precisarem recorrer a
outros centros para se habilitarem e possibilitando fácil mão de obra tão
necessária à vida normal e ao desenvolvimento e progresso das cidades desta
região, dependentes, todas elas, nesse assunto, até agora, de profissionais
vindos de outras partes.
6º - Facilidades
para a manutenção de linhas regulares de navegação, ligando a cidade às quatro
vilas e aos principais povoados do interior, estabelecendo maior intercambio na
vida econômica do município.
7º -
Paralelamente ao serviço de água encanada, em andamento nesta cidade, o
indispensável serviço de esgoto.
8º - Estudo e
construção do Porto de Santarém, idêntico ao que existe em Manaus, por ser o
mais adaptável e eficiente nesta região e o seu custo estar dentro da
possibilidade econômica do Plano. A realização desta sugestão trará,
inevitavelmente, oportunidade aos municípios circunvizinhos da viabilidade de
intercâmbio com outros Estados da União e o estrangeiro. Constituirá, por outro
lado, o início das grandes obras que, em futuro não muito distante, terão de
ser realizadas no porto de Santarém, destinado que está, pela sua privilegiada
situação, a servir como porto marítimo para escoamento de toda a incalculável
produção da imensa região que irá ser beneficiada pela planejada estrada Santarém-Cuiabá.
Quase todas as
sugestões aqui oferecidas estão ligadas à necessidade da permanência, em
Santarém, de todo o maquinário em serviço na construção do Aeroporto desta
cidade, o que, desde logo, é aqui lembrado para as necessárias e oportunas
providências.
Santarém, 26 de
junho de 1947.
NOTA: Estas
sugestões foram entregues pela Associação Comercial ao Exmo. Dr. Antônio
Teixeira Gueiros, Vice-Governador do Estado do Pará, no dia 25 de agosto de
1947. (*) Não sabemos por qual motivo, existem dois pontos com esse título de
5º, no texto que nos chegou às mãos.
Acho que quem redigiu o texto, ao fazer o 5° ponto tão longo (com subitens) se perdeu da sequência e ao invés de continuar com um 6° ponto acabou repentindo o mesmo número ordinal...rs
ResponderExcluirVerdade, caro Jota. Ou foi erro (ou lapso) do redator do texto ou do impressor...
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