terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Uma carta do prefeito Armando Nadler ao povo de Santarém – 1957

Meus munícipes

Posso afirmar-vos que me tenho esforçado por servir-vos no decorrer destes dois anos de Governo; que me tenho empenhado por conseguir melhor renda municipal e por aplicá-la da melhor forma e com melhor rendimento.
É trabalho árduo este e sobretudo ingrato, porque nos obriga a medidas que ferem interesses particulares, motivando ressentimentos de quantos irrefletidamente nos julgam, por estes atos, como injustos, caprichosos, atrabiliários ou mesmo cruéis e vingativos.
Não me afastarei, entretanto, desta linha de conduta, amparado pela fé no bom senso de todos vós; dele eu venho, graças a Deus, obtendo contínuas e alentadoras provas. Enquanto me ver amparado por elas estarei contando com o vosso apoio e honrado com o vosso estímulo.

Asseguro-vos que, se estamos com o problema da luz praticamente solucionado, as agruras da falta de água que estamos vivendo terá termo muito brevemente. Este tem sido para mim o problema número um do Município, e se ele dependesse exclusivamente de mim, estaria resolvido há muito. Meus esforços, desconhecidos de muitos de vós, mas que tem o testemunho do Superintendente da Valorização da Amazônia, dos técnicos deste serviço e daqueles do Departamento de Engenharia do Serviço Especial de Saúde Pública, tem sido ininterruptos.
Tenho fundadas esperanças, nestes dois próximos anos; não que vos esteja prometendo calçar todas as ruas, pavimentar todas as vossas estradas, levantar todas as pontes de que tendes necessidade, abrir crédito ilimitado a quantos estejam empenhados na lavoura e na pecuária, construir escolas e por toda parte, centros médicos e etc., mas simplesmente poder empregar mais recursos – um pouco por toda a parte – em benefício de todos vós que estais tão desejosos como eu de ver o Município progredir aceleradamente.
Tendes o direito de exigir de mim os maiores sacrifícios, e eu, de vós, toda a colaboração.
Esforcemo-nos todos, e saibamos ceder quando nossos interesses particulares colidirem com a necessidade pública.

Santarém, 31 de janeiro de 1957.

Armando Lages Nadler
Prefeito Municipal


3 comentários:

  1. Olá! Sou neta de Armando Nadler e estou interessada em saber mais sobre a história dele. Se puder fazer contato comigo, agradeço. 61-982370587. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que tiver alguma novidade sobre ele vamos publicar aqui. No momento não temos muitas informações sobre ele.

      Excluir
    2. Elaine, tem postagem nova sobre seu avô (e avó) feita hoje aqui no blog...

      Excluir