sábado, 3 de fevereiro de 2018

Atividades da Câmara Municipal de Santarém em 1948

Na reunião do dia 12 de abril, na ausência justificada do sr. Presidente em exercício, 1º Secretário da Câmara, assumiu a presidência o 2º Secretário em exercício, vereador Benedito de Oliveira Magalhães, secretariado pelo 2º secretário, Jonathas de Almeida e Silva, e convidando para servir de segundo secretário o sr. Humberto de Abreu Frazão. Foi lido o expediente que constou da leitura de um ofício do sr. Prefeito em exercício, pondo à disposição da Câmara os funcionários municipais Adahil Dias da Fonseca e Guilherme Côrrea Colares. Também foi lido um telegrama do prefeito eleito, cidadão Aderbal Corrêa, agradecendo o telegrama de solidariedade que pela Câmara lhe fora transmitido. O vereador Osman Bentes, como membro da Comissão encarregada de visitar e apresentar cumprimentos de boas-vindas ao Exmo. Sr. Procurador Geral do Estado, dr. Lourenço Paiva, declarou que a citada comissão havia dado cumprimento à sua missão e que o homenageado prometera visitar a Câmara no dia seguinte. Pelo mesmo vereador Osman Bentes, líder da maioria, como membro da Comissão encarregada de elaborar o Projeto do Regimento Interno, foram lidos os títulos I, II e III do mesmo.

A sessão do dia 13 de abril foi presidida pelo vereador Benedito de Oliveira Magalhães, secretariado pelos senhores Jonathas de Almeida e Silva e Humberto de Abreu Frazão. Pelo sr. Presidente foi nomeada uma Comissão composta dos vereadores Osman Bentes de Souza, João Otaviano de Matos e Humberto Frazão para receberem, na antecâmara, o exmo. Sr. Dr. Lourenço Paiva, Procurador Geral do Estado, que visitava aquela casa, acompanhado do sr. Elias Ribeiro Pinto, secretário da municipalidade. Introduzidos que foram no recinto, tomaram assento à mesa, ao lado do sr. Presidente, Benedito de Oliveira Magalhães. Foi então concedida a palavra ao líder da bancada pessedista, vereador Osman Bentes de Souza, que saudou o ilustre visitante em belíssimo improviso, do qual destacamos o seguinte trecho que bem esclarece o espirito de harmonia e concórdia que reina naquela casa:
Aqui, pois, não há má vontade nem espírito de discórdia, felizmente. Não há inimigos políticos. Não há coligados nem pessedistas quando se trata da felicidade de Santarém: há, sim, brasileiros que, eleitos pelo voto livre do povo, querem honrar o voto que obtiveram. E esta honra somente poderá ser comprovada pelo trabalho construtivo – o que esperamos manter nesta casa – e nunca pela discórdia ou má vontade na colaboração conjunta. Eis por que, exmo. Sr. Dr. Lourenço Paiva, eu me sinto à vontade para a cumprimentar V. Exa. transmitir-lhe ao mesmo tempo os cumprimentos mui cordiais de meus prezados colegas desta Câmara Municipal, a qual se sente orgulhosa de acolher o ilustre patrício, o que faz carinhosa e afetuosamente, como irmãos de luta comum pela grandeza da Pátria, no setor de cada um de nós. Somos mais afeitos à vida simples, por isso que morejamos [sic] na labuta constante da vida rude e pacata, sem quaisquer ambições, sendo lógico e manifesto que este espírito nos acompanhará nesta fase pelo bem do município, não nos interessando senão, um plano único e superior, o progresso de Santarém e de seus munícipes.
Em seguida, usou da palavra o dr. Lourenço Paiva, que agradeceu a homenagem que lhe era prestada e exaltou a necessidade imperiosa de que todos trabalhassem ombro a ombro, lado a lado, para salvaguarda dos ideais democráticos, pondo sempre de parte, nas refregas políticas, as intensões subversivas e baixas, porque somente sob a bandeira da hombridade moral podia se elevar o nome de uma nação e de um povo. S. Exa., finalizando, saudou a Câmara, em nome do Governador do Estado, Major Moura Carvalho.
Também usou da palavra nesse momento o Secretário da Municipalidade, sr. Elias Pinto que, em nome do sr. Vice-Prefeito em exercício, saudou a Câmara e o sr. Dr. Procurador Geral do Estado, declarando, ao terminar, que o governo do município contava com a cooperação e colaboração decidida da Câmara, para o melhor desempenho da administração municipal que ora se inicia.
Por último, usou da palavra o Presidente da Câmara, vereador Benedito de Oliveira Magalhães que, num breve, mas brilhante improviso, agradeceu aos oradores as palavras de conforto e incentivo que dirigiram àquela Casa, prometendo, em nome de seus pares, saber corresponder à expectativa dos mencionados oradores, porque eram essas também as esperanças do povo santareno.
Na sessão do dia 14 de abril, o vereador Osman Bentes de Souza leu mais um capítulo do Regimento Interno em elaboração, do qual ofereceu cópia a todos os membros da Casa para a respectiva apreciação. Pelo mesmo vereador, foi solicitada à Casa um voto de congratulação aos povos das Américas que, com denodo, se tem batido pela causa da paz universal.
Na sessão do dia 15 de abril, o vereador Osman Bentes de Souza, com a palavra, disse que, não sendo possível nesse momento apresentar já elaborados outros capítulos do Regimento Interno, solicitava permissão para o fazer na reunião do dia seguinte.
Na reunião do dia 16 de abril, o vereador Osman Bentes de Souza leu os trabalhos já prontos, elaborados nesses últimos dias, constante dos títulos VII e VIII do Regimento Interno que, discutidos, foram aprovados.

NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 24 de abril de 1948


Nenhum comentário:

Postar um comentário