domingo, 4 de fevereiro de 2018

O falecimento do padre João Mayer – 1934

No hospital de São José, onde se achava recolhido, faleceu, no dia 15 de maio deste, vítima de pertinaz enfermidade, o estimado sacerdote, Padre João Mayer (foto), Secretário da Prelatura.

Amigo das crianças a quem dedicava muita afeição e cumulava de mimos e beneficiava quanto podia, o padre João deixa centenas de afilhados que hoje choram sua falta. Para o falecido sacerdote era um crime castigar-se ou maltratar-se uma criança, fosse ela quem fosse, e quando tal fato lhe chegava ao conhecimento, intervinha pressuroso, advindo daí a verdadeira adoração que lhe dedicavam os pequeninos.
Caritativo sem alarde, distribuía esmolas a mancheia e nunca foi procurado pela pobreza que não a atendesse em suas necessidades.
Natural da Alemanha, sucumbiu o padre João aos 51 anos de idade, com todos os confortos da religião a que prestou os serviços de sua vocação.
O enterramento do pranteado ministro de Cristo, que se efetuou à tarde daquele dia, teve extraordinário acompanhamento, tão numeroso que não há memória de outro igual nesta cidade, vendo-se no féretro desde o humilde representante do povo à mais alta autoridade. Profusões de flores naturais cobriram os restos mortais do extinto, como derradeira homenagem dos seus admiradores.
Na véspera de sua morte, padre João Mayer fez testamento, legando os bens que possuía a irmãos seus, residentes na América do Norte.
Na manhã de 16 de maio foi celebrada, na Catedral, missa com Libera-me, em sufrágio da alma do benquisto sacerdote, ao ato assistindo incomparável número de pessoas que enchiam literalmente o templo.
Paz à sua alma!

NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 19 de maio de 1934.


Nenhum comentário:

Postar um comentário