sábado, 2 de setembro de 2017

A grande enchente no Baixo Amazonas em 1976

Em dramática e desesperadora situação estão vivendo milhares de pessoas residentes às margens dos inúmeros cursos d’água que cortam toda a área do Baixo Amazonas, já agora transformada, muito embora faltando ainda cerca de um mês para o término da estação das chuvas, num gigantesco lago natural.
Sobrevivendo a esse verdadeiro martírio estão as populações ribeirinhas de Santarém, Alenquer, Óbidos, Oriximiná, Monte Alegre, Prainha, Juruti e outros, onde a violência das águas do Amazonas e seus afluentes, subindo de maneira fora do normal, neutraliza todas as ações preventivas colocadas em prática pelos organismos oficiais e surpreendendo os próprios caboclos, profundos conhecedores dos mistérios que influem no comportamento das águas, elemento marcante da própria natureza amazônica e, particularmente, desta região.

Em Óbidos, por exemplo, a situação é, a esta altura, desesperadora sob todos os aspectos. É opinião corrente, expressada inclusive por muita gente que ali nasceu e viveu até hoje, e tendo, portanto, experiências acumuladas há 70 ou 80 anos, que a enchente deste ano é, sem sombra de dúvida, a maior deste século.
Simples igarapés, em toda a região, estão transformados em verdadeiros rios. Pequenas áreas alagáveis transformaram-se em imensas lagoas, permitindo a navegação em toda a sua extensão, inclusive de embarcações de médio porte.
Filas de casas, ou do que restam delas, anteriormente situadas às margens dos rios e igarapés, em perfeita segurança, podem ser vistas hoje apenas com parte de seus telhados a apontar na superfície das águas. O mesmo acontece com os currais marombados para a guarda do gado, muitos dos quais utilizados com absoluta normalidade no ano passado, e que já estão quase totalmente submersos.
NA CIDADE
Nas cidades da região, como Santarém, Alenquer, Óbidos, Oriximiná, Monte Alegre e outras, a situação, embora menos grave pelos seus efeitos imediatos, traz uma crescente preocupação pelos distúrbios que acarretam e acarretarão, no contexto socioeconômico e mesmo para a estrutura administrativa.


NOTA: Publicado no jornal Alto Madeira de 22 de maio de 1976.

Nenhum comentário:

Postar um comentário