quinta-feira, 14 de setembro de 2017

O que vai pelo interior – Notícias do Rio Tapajós em 1890

O Tapajós, de Santarém até Itaituba, é pouco habitado. À exceção de Alter do Chão, Boim, Aveiro, Itaituba, Brasília Legal e Urucuriteua [sic], as margens pitorescas deste caudaloso afluente do Amazonas, oferecem o triste aspecto de uma floresta interminável, só de longe em longe interrompida por uma palhoça de paupero aspecto.
E’ que a borracha do alto Tapajós, aniquila a lavoura da zona interior.
A raridade da população traz o inconveniente de serem essas margens o refúgio predileto dos malfeitores do Baixo Amazonas, os quais com toda a segurança, abertamente aí vivem com família, negociando em pleno dia, afrontando a justiça e a moral pública.

Há cerca de cinco anos José dos Santos matou a cacetadas uma pobre mulher em estado adiantado de gravidez. Até hoje esse facínora tem vivido impunimente no distrito de Aveiro, no lugar denominado «Caauaçuipá».
Ambrosio Pio, requestando uma moça, invadiu-lhe a casa, na ausência dos pais, e como ela resistisse às suas torpes propostas, assassinou-a, cevando no cadáver ainda quente seus brutais apetites; em seguida entupiu-lhe as partes pudendas com capim seco! Condenado às galés pelo Júri, fugiu da cadeia de Santarém e instalou-se no mesmo lugar em que está José dos Santos.
A polícia, outrora, dizia-se impotente para capturá-los; cremos que o Sr. desembargador, chefe atual de polícia mostrará que isso não é impossível a um magistrado, que saiba cumprir com seus deveres.


NOTA: Publicado no jornal Democrata, edição 91, de 1890.

Um comentário:

  1. Até hoje fico em dúvida sobre a correta grafia da citada comunidade, nem os locais sabem ao certo qual é: Cauaçú-Epá, Caucepá, Caixepá, ..., etc (e, agora, "Caauaçuipá").

    ResponderExcluir