sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Sobre a história da eletricidade em Santarém – 1953

Inaugurado o primeiro motor de luz.
Procedida a benção do grupo elétrico pelo Arcebispo Dom Mário de Miranda Vilas Boas – Discursos do prefeito Santino Sirotheau Correa e do coronel Mário Imbiriba – As autoridades presentes.
No dia 24 de outubro, data em que comemoramos a passagem do 105º aniversário da elevação de Santarém a categoria de cidade, o prefeito Santino Sirotheau Correa fez inaugurar o possante grupo Diesel HMG, o primeiro dos adquiridos para a reforma do sistema de iluminação pública da sede do município.

O ato da inauguração teve caráter solene e contou com a presença das seguintes autoridades: Dom Mário de Miranda Vilas Boas, Arcebispo Metropolitano do Pará; Dom Alberto Gaudêncio Ramos, Arcebispo de Manaus; Dom Floriano Loewenau, Bispo Prelado de Santarém; sr. Santino Sirotheau Correa, prefeito municipal; vereador Osman Bentes de Souza, presidente da Câmara Municipal; Dr. Aluízio da Silva Leal, Juiz de Direito da Comarca; sr. Laercio Figueiredo, secretário municipal; coronel Mário Fernandes Imbiriba; vereadores Benedito Magalhães, Gonçalo Ferreira Lima e João Franco Sarmento; padre Roberto Eduardo, representante do clero paulista; padre Manoel Albuquerque; sr. Manoel Cardoso Loureiro, presidente da Associação Comercial do Baixo Amazonas; sr. Teófilo Olegário Furtado, prefeito municipal de Itaituba; sr. A. Guerreiro, prefeito municipal de Oriximiná, além de outras autoridades e de grande massa do povo.
Exatamente às 18 horas, o exmo. Dom Mário Vilas Boas deu início a solenidade, procedendo à benção do grupo elétrico diesel fazendo após ligeira oração em que evidenciou a importância do empreendimento. Em seguida o sr. Prefeito Santino Correa pronunciou um discurso dizendo da dificuldade que foi preciso enfrentar para levar de evidência essa grande realização que de há muito vinha constituindo a aspiração máxima do nosso povo, historiando todas as démarches havidas no sentido de sanar o problema da energia elétrica em Santarém, salientando o patriótico trabalho do deputado Lameira Bittencourt que, demonstrando o vivo interesse que sempre teve para com Santarém, conseguiu a dotação necessária para tão útil realização.
Logo após, fez uso da palavra o sr. coronel Mário Imbiriba que, em nome do povo de Santarém, agradeceu ao governo do município o grande empreendimento que estava sendo inaugurado naquele momento. O orador fez questão de frisar que o povo santareno devia olhar aquele notável benefício como sendo fruto do trabalho de equipe realizado pelos responsáveis pela rédea política pessedista neste Estado, salientando o interesse do senador Magalhães Barata e Lameira Bittencourt, a quem coube a tarefa de conseguir o crédito para as elevadas despesas necessárias à completa reforma do nosso sistema de energia elétrica.
Continuando sua oração, o coronel Imbiriba elogiou o trabalho eficiente desenvolvido pelo Prefeito Santino Sirotheau Correa que, antes mesmo de receber o crédito federal, conseguiu inaugurar a primeira máquina, cujo valor (inclusive despesas) ultrapassou a cifra de um milhão de cruzeiros, isto para atender aos festejos do Jubileu da Prelazia de Santarém, o que foi feito com a utilização tão somente dos recursos próprios do município.
Após o discurso do coronel Imbiriba, o prefeito Santino Sirotheau Correa acionou o motor inaugurado que derramou um jato de luz por toda a cidade. Encerrado a solenidade foi servida aos presentes uma taça de guaraná.

NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 31 de outubro de 1953.


Nenhum comentário:

Postar um comentário