terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Sugestões da Associação Comercial para melhorias em Santarém – 1947


1º - Como medida urgente e moralizadora, torna-se necessário e imprescindível, a unificação dos impostos (Imposto Único), pago na entrada da mercadoria, facilitando a cobrança e simplificando as despesas para o Estado e para o importador, além de beneficiar grandemente os consumidores, a exemplo do que se vem fazendo nos Estados do Amazonas e São Paulo.
2º - Melhoramento das estradas de rodagem e penetração, notadamente da rampa da serra (Piquiatuba), tornando fácil e seguro o acesso ao planalto, onde estão situados os principais núcleos agrícolas do município, e estudo para solução do abastecimento de água no mesmo planalto.
3º - Aberturas de novas estradas de rodagem, principalmente a que deverá ligar Santarém à Belterra.

4º - Incremento à lavoura em geral, destacadamente às culturas de algodão e juta e sua industrialização no próprio centro de produção dessas matérias primas, com a instalação de fábricas de tecidos de aniagem na cidade de Santarém, servindo a todos os municípios vizinhos, com o objetivo de valorizar o máximo possível os referidos produtos, estimulando o desenvolvimento de sua cultura.
5º - Como base fundamental à industrialização e à solução do problema de alimentação pública, julgamos necessário o seguinte:
A – Aproveitamento hidroelétrico das quedas de água “Palhão” e “Aruã”, situadas, a primeira no rio Curuá-una, a cerca de 60 quilômetros ao sul da cidade, para fornecimento de força e luz necessárias ao serviço de iluminação pública e particular e fonte de energia permanente para fins industriais; e a segunda no rio Arapiuns, afluente da margem esquerda do rio Tapajós, para aproveitamento da exuberante riqueza florestal daquela região;
B – Criação de Campos de Invernada em terrenos firmes, nas principais zonas de criação do município (Lago Grande, Ituqui, etc.) assegurando, dessa forma, aos criadores em geral, a alimentação dos seus rebanhos na época da enchente, mediante o pagamento de módica taxa per capita, para conservação dos ditos campos;
C – Aquisição de embarcações apropriadas para o transporte de gado dos campos várzeos para os firmes, e vice-versa, pagando os criadores taxa módica por este serviço;
D – Facilidade aos criadores para aquisição de animais reprodutores das raças vacum, cavalar, muar, lanígero e suíno;
E – Incentivo à produção do leite e seus derivados;
F – Instalação de um posto veterinário em cada Campo de Invernada, com a finalidade de prestar assistência técnica, permanente, aos rebanhos e ensinamentos aos criadores, facilitando aos interessados, outrossim, a aquisição remédios que se tornarem necessários a preços módicos;
G – Assegurando o suprimento alimentar necessário à população do município com as medidas sugeridas acima, e adotas iguais providências com relação aos demais municípios que constituem o chamado Baixo Amazonas, estará esta região, em futuro próximo, em condições de contribuir com apreciável parcela para o abastecimento da Capital do Estado, ficando assim resolvido o mais premente problema paraense, certo com é que o futuro da pecuária no Pará, se encontra no Baixo Amazonas.
5º (*) - Ligado ao Plano, a indispensável criação de uma Escola ou Instituto técnico-profissional (artes e ofícios), do Baixo Amazonas, com sede em Santarém, com a finalidade de preparar mecânicos, carpinteiros, marceneiros, pedreiros, sapateiros, alfaiates, oleiros e mais profissionais de outras artes e ofícios, prendendo-os ao seu próprio habitat, sem precisarem recorrer a outros centros para se habilitarem e possibilitando fácil mão de obra tão necessária à vida normal e ao desenvolvimento e progresso das cidades desta região, dependentes, todas elas, nesse assunto, até agora, de profissionais vindos de outras partes.
6º - Facilidades para a manutenção de linhas regulares de navegação, ligando a cidade às quatro vilas e aos principais povoados do interior, estabelecendo maior intercambio na vida econômica do município.
7º - Paralelamente ao serviço de água encanada, em andamento nesta cidade, o indispensável serviço de esgoto.
8º - Estudo e construção do Porto de Santarém, idêntico ao que existe em Manaus, por ser o mais adaptável e eficiente nesta região e o seu custo estar dentro da possibilidade econômica do Plano. A realização desta sugestão trará, inevitavelmente, oportunidade aos municípios circunvizinhos da viabilidade de intercâmbio com outros Estados da União e o estrangeiro. Constituirá, por outro lado, o início das grandes obras que, em futuro não muito distante, terão de ser realizadas no porto de Santarém, destinado que está, pela sua privilegiada situação, a servir como porto marítimo para escoamento de toda a incalculável produção da imensa região que irá ser beneficiada pela planejada estrada Santarém-Cuiabá.
Quase todas as sugestões aqui oferecidas estão ligadas à necessidade da permanência, em Santarém, de todo o maquinário em serviço na construção do Aeroporto desta cidade, o que, desde logo, é aqui lembrado para as necessárias e oportunas providências.
Santarém, 26 de junho de 1947.

NOTA: Estas sugestões foram entregues pela Associação Comercial ao Exmo. Dr. Antônio Teixeira Gueiros, Vice-Governador do Estado do Pará, no dia 25 de agosto de 1947. (*) Não sabemos por qual motivo, existem dois pontos com esse título de 5º, no texto que nos chegou às mãos.


2 comentários:

  1. Acho que quem redigiu o texto, ao fazer o 5° ponto tão longo (com subitens) se perdeu da sequência e ao invés de continuar com um 6° ponto acabou repentindo o mesmo número ordinal...rs

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    1. Verdade, caro Jota. Ou foi erro (ou lapso) do redator do texto ou do impressor...

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