quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

O mês de fevereiro em nossa história regional...


01 de fevereiro – O Governo da Província manda o major F. B. de Brokenhaus se dirigir até a Vila de Alenquer a fim de proceder o levantamento de uma planta para Cadeia Pública daquela Vila e providenciar o respectivo orçamento para sua construção (1856).
02 de fevereiro – A Prelazia de Óbidos é oficialmente instalada por Dom Alberto Gaudêncio Ramos, Arcebispo de Belém, que na mesma ocasião dá a posse canônica a Dom Floriano Loewenau como primeiro Prelado de Óbidos (1958).
03 de fevereiro – De sua PRIMEIRA VIAGEM ao rio Cuminá, assim se refere o padre Nicolino José Rodrigues de Sousa sobre os acontecimentos deste dia: “às 8 passamos a boca dum grande afluente denominado Murapí, que despeja uma água negra, não obstante o seu leito ser pedra e areia; às 11 passamos a espera do Bacabal onde pernoitamos, quando subimos; às 2 da tarde um rijo vento Norte inchava as velas do nosso “Desengano das águas do Cuminá” que rápido percorria a imensa extensão do estirão do bom bocado: acha-se este estirão pouco acima da boca da estrada, que fizeram os gentios para evitarem as cachoeiras da Paciência. Às 4 da tarde abordamos na Ilhinha do Saquinho defronte da boca do Urucuiana, onde subindo tínhamos pernoitado” (1877).
04 de fevereiro – Por solicitação do vereador João Antônio Nunes, a Câmara da Vila de Óbidos reconhece e declara o Cônego Batista Campos, eleito vice-presidente da Província, como sua legal e primeira autoridade (1832).
05 de fevereiro – O Governo da Província do Pará decide fechar a missão de Bacabal e mandar que se retire o seu último missionário: Frei Serafim de Trieste, OFMCap. Com isso, muitos dos índios Mundurucus se tornariam presa fácil para os seringueiros da região, que usavam da mão escrava indígena para a extração da seringa (1883).
06 de fevereiro – É exonerado do cargo de Promotor Público da Comarca de Santarém, o cidadão Manoel Joaquim Portilho Bentes, sendo nomeado, neste mesmo dia, para exercer o dito cargo, o bacharel Romualdo de Souza Paes d’Andrade (1854).
07 de fevereiro – Dom Amando Bahlmann determina a divisão da Conferencia Vicentina da Matriz criando uma nova Conferencia na Igreja de São Sebastião. Esta confraria, entretanto, teria uma vida breve, ficando apenas a existente na Catedral da Prelazia (1910).
08 de fevereiro – Dom Anselmo Pietrulla é Sagrado Bispo em Salvador, BA. Foi sagrante principal Dom Carlos Chiarlo, Núncio Apostólico e co-sagrantes: Dom Álvaro Augusto da Silva, Bispo de Salvador, BA e Dom Juvêncio de Brito, Bispo de Garanhuns (1948).
09 de fevereiro – O Presidente da Província do Amazonas, autoriza o coronel santareno Miguel Antônio Pinto Guimarães (futuro Barão de Santarém) a comprar em Santarém e remeter para a cidade de Manaus de oito a doze bois em pé, por todos os vapores que subirem o rio Amazonas, a fim de minimizar a falta de carne verde na capital daquela Província (1856).
10 de fevereiroEm reunião no Palácio do Governador Mendonça Furtado e na presença do Bispo do Pará, Dom Frei Miguel de Bulhões, os Jesuítas começam a recusar tomar conta das novas paróquias. Eis o que diz a ata da referida reunião, após o Bispo convidar as Ordens Religiosas a assumir as paróquias que seriam criadas: “Ao que respondeu o Padre Visitador e Vice Provincial da Companhia Francisco de Toledo que de nenhum modo consentia que os seus Súditos ficassem exercitando o Ministério de Párocos sujeitos à jurisdição Episcopal, mas que poderiam ficar naquelas Povoações exercitando unicamente o exercício de Missionários como coadjutores dos Párocos” (1757).
11 de fevereiro – Chega a Óbidos o Marechal Cândido Rondon, de seu “Diário” retiramos o seguinte texto: “Prosseguimos para, depois de inúmeros tropeços, inclusive a perda do meu fiel cão Tauser, chegar a Óbidos a 11 de fevereiro. Aí, na visita ao Ginásio Obidense, o seu diretor, Professor Marcos Nunes, ofereceu-me o Diário do Padre Nicolino, que me havia emprestado como fonte de informações sobre parte da Zona percorrida. Aguardavam a minha chegada meu Chefe de Estado Maior, Major Boanerges, meu Ajudante de Ordens, o Contador, o etnógrafo. Acolhida entusiástica, festas, visitas, a par do trabalho de embalar material e bagagens, de fazer pagamentos além de mil providências a tomar” (1929).
12 de fevereiro – Embarcam para Portugal, expulsos das Missões da Amazônia, todos os padres franciscanos da Província da Piedade (a exceção de dois que ficaram em Belém por se encontrarem muito doentes) e seis frades da Província da Conceição, sendo os outros seis recolhidos no Convento de São Luiz do Maranhão. Os Padres Franciscanos trabalhavam em comunidades da margem esquerda do rio Amazonas (1759).
13 de fevereiro – O Comandante da Guarda Nacional aquartelada na Vila de Santarém, manda ofício ao Governo da Província para que este possa esclarecer sobre o uso de praças da Guarda Nacional pelos juízes de paz ordinários da dita Vila (1833).
14 de fevereiro – O Estabelecimento Rural do Tapajós – ERT, realiza, na cidade de Oriximiná, um leilão de reses bovinas com lotes de animais das raças “NELORE”, meio sangue “SINDHY-JERSEY” e “GUZERÁ”. O ERT foi, por quase 30 anos, o principal responsável pela disseminação de gado de raça em nossa região (1960).
15 de fevereiro – Por meio do Aviso Nº 03, o Governo da Província do Pará, manda que se possa revisar o antigo contrato de imigração e se fazer um novo contrato para a vinda dos imigrantes norte-americanos para a Província. Isso se deu após a chegada dos primeiros imigrantes confederados norte-americanos para a cidade de Santarém (1868).
16 de fevereiro – É fundado, em Santarém, pelo professor Antônio Baptista Bello de Carvalho, o Colégio Barão do Rio Branco, com aulas de internato e externato (1913).
17 de fevereiroÉ demarcado o local de construção do Mercado Municipal de Santarém, cuja construção começaria no dia posterior. O terreno fora doado pelo Barão de São Nicolau e a planta foi do engenheiro Adriano Pimentel. O Velho Mercado ficava nas imediações do atual prédio da Yamada (1896).
18 de fevereiro – Chega à Fortaleza do Tapajós, o sertanista João de Souza, que em 19 de dezembro do ano anterior, vindo do Mato Grosso, alcançou o rio Arinos, e deste passou ao rio Tapajós, sendo ao que se sabe o segundo homem a realizar tal façanha de descer o rio Tapajós pelas suas nascentes, sendo creditado a ele os melhores relatos até então (1747).
19 de fevereiro – O Secretário do Governo da Província do Pará, Raymundo José de Lima, publica a lista de 61 presos durante a devassa repressiva da cabanagem e anistiados pelo presidente da Província, dr. Bernardo de Souza Franco, entre eles se encontra João Caetano de Souza Barreto, branco, casado, pronunciado em Santarém por fazer duas Proclamações aos rebeldes (1840).
20 de fevereiro – Por meio do Decreto Nº 12.886, Ministério da Marinha do Brasil decide criar uma Delegacia da Capitania dos Portos na cidade de Santarém (1918).
21 de fevereiro – É oficializado os cargos de juízes da festa de São Sebastião, da cidade de Itaituba para o ano de 1926. São eles: o sr. tenente Severo Alves de Carvalho e a juíza exma. senhora d. Maria Victoria Fontes de Caldas, esposa do sr. major Adrião Ferreira Caldas, vice-presidente do Conselho Municipal (1925).
22 de fevereiro – Santarém continuava sob a posse dos “Rebeldes de Jacareacanga”. Na tarde deste dia, Lameirão, sobrevoando o rio Amazonas no “Beechcraft”, avistou uma embarcação que confundiu com o “Presidente Vargas”, de transporte de tropas; na verdade era o “Lobo D’Almada”, que conduzia centenas de civis. Lameirão, muito nervoso, tão logo pousou, foi relatar a Haroldo Veloso a necessidade de bombardeá-lo, que preferiu outra alternativa, realizando uma retirada estratégica que, certamente, poupou a vida de centenas de inocentes (1956).
23 de fevereiro – Nasce na cidade de Paderborn, Alemanha, Frei Capistrano Niggemeyer, OFM, um dos três primeiros franciscanos a chegarem à Prelazia de Santarém para assumir os trabalhos pastorais após a saída do primeiro Prelado, Dom Frederico Costa (1870).
24 de fevereiro – A Empresa Ford, estabelecida nas margens do rio Tapajós, emite comunicado declarando não admitir operários que não sejam paraenses. O aviso é feito para evitar as migrações de trabalhadores de outros Estados, em vista das péssimas condições econômicas que haviam na Amazônia (1931).
25 de fevereiro – O Bispo do Pará, Dom Frei João de São José chega ao lugar Outeiro (Antiga Aldeia de Urubucoara), que descida de onde estava, deu origem à atual cidade de Prainha. Vejamos o que diz o Bispo a respeito daquele lugar: “O templo é indigno, o altar consta de um nicho de tabuas de marotinzeiro, e do mesmo tudo e mais, sem forma, sem medidas, desigual e indecente. O único lugar ocupa um crucifixo, e de trás fica a imagem do patriarca S. Francisco. Ainda não vimos tanta pobreza junta, como a que se ofereceu à nossa vista e em presença de seus exemplares, não sem mágoa, por ver que uma triste palhoça é a destinada para teatro solene dos altíssimos mistérios da nossa augusta religião. A igreja antiga abrasou-se; esta merece a mesma dedicação e fortuna: pode ser que resolvida em cinzas renasça ais brilhante” (1763).
26 de fevereiro - O Cônego Batista Campos, reconhecido como legítimo governante do Grão-Pará, envia da Vila de Óbidos um ofício ao Comandante Militar da Vila de Santarém, capitão Hilário Pedro Gurjão, pedindo a adesão do mesmo ao governo estabelecido em Óbidos, contra o governo usurpador da Capital da Província (1832).
27 de fevereiro – Dom Floriano Loewenau, OFM, cria a paróquia de São Raimundo Nonato, no bairro da Aldeia, em Santarém e a confia aos Franciscanos da Província do Sagrado Coração de Jesus, nomeando Frei Marcos Paterek, OFM como primeiro pároco (1955).
28 de fevereiro – Nativos brasileiros residentes na Vila de Monte Alegre, revoltados com os rumos tomados após a adesão do Pará à Independência do Brasil, invadem a Vila de Alenquer, proclamando nela a libertação dos escravos negros (1824).


2 comentários: