domingo, 28 de fevereiro de 2016

A Sociedade Artística em Santarém – 1919


Com o costumado brilhantismo, realizou-se à tarde de 21 do corrente, a sessão solene de posse da nova diretoria desta conceituada associação.
Diante de uma numerosa assistência que enchia o vasto salão pintado de fresco e ornamentado a gosto, foi dado início à cerimonia, após a qual tomou a palavra o orador oficial do ato, sr. dr. Alarico Barata que, numa arrebatadora oração alusiva ao feito dos artistas, prendeu a atenção dos presentes por algum tempo. Falou também o sr. dr. Anysio Chaves, em nome da “União dos Carpinteiros”, tendo palavras de encorajamento e aplausos para os membros da Artística.

Termina a sessão, a que assistiram diversas senhoras e cavalheiros de nossa elite, a diretoria da sociedade fez servir aos presentes cerveja e outras bebidas, e doces.
À solenidade da posse fizeram-se representar as associações locais.
No trecho da rua da Constituição, fronteiro ao prédio da Artística, onde viridentes palmeiras e galhardetes multicores aflavam ao sopro da brisa, teve lugar a quermesse em beneficio dos cofres sociais.
Os diversos objetos oferecidos à venda, os pratos de doces, os frios etc., alcançaram bons lances, e o resultado total obtido foi bastante animador.
A concorrência ao local da quermesse foi grande, dando-nos a impressão de uma verdadeira festa de arraial.
Uma afinada banda musical executou alegres peças na cerimonia da posse e durante o leilão.
À noite de 22, em que a sociedade Artística comemorou o seu 12º aniversário, rezou-se, em sua sede, uma ladainha votiva a São José, padroeiro da associação achando ali presentes muitas senhoras e senhorinhas”.


NOTA: Publicado no jornal A Cidade, de 27 de setembro de 1919.

Nenhum comentário:

Postar um comentário