quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Partido Republicano em Santarém – 1890

Depois da Proclamação da República houve em Santarém um acordo entre os mais elevados cidadãos de todas as cores políticas daquela cidade, para congraçados trabalharem em prol da consolidação da República.
Empenhados no bom êxito de suas aspirações, deram começo aos seus trabalhos, conquistando as mais desinteressadas e sinceras adesões; contando em tão pouco tempo um crescido número de cidadãos, que alistados à bandeira da Ordem e Progresso empregam todos os esforços para formar um partido forte e pujante que deverá ganhar a vitória na próxima campanha eleitoral.
Não era de esperar outro procedimento dos santarenos, que sempre se salientam pela nobreza de seus sentimentos.
Assim unidos e fortes estudavam o movimento político do País no intuito de filiarem-se ao partido que melhor representasse o sentimento republicano no Estado, na altura de corresponder à vontade popular, que clama pela reconstituição da Pátria.
Eis o ofício que a junta diretora do Partido Republicano de Santarém dirigiu ao nosso ilustrado chefe, e pelas assinaturas de seus membros se fará melhor juízo do alto conceito que merece o partido republicano do Pará: às entidades políticas de maior vulto que contamos no nosso Estado:


Junta Diretora do Partido Republicano do Município de Santarém, 18 de fevereiro de 1890.
O Diretório do Partido Republicano do Município de Santarém, em virtude da deliberação tomada em sessão de hoje, e de acordo com as suas resoluções de 26 de novembro e 24 de dezembro do ano passado, tem o prazer de vos comunicar que resolveu filiar-se ao Diretório Central do Partido Republicano deste Estado, do qual sois preclaro presidente.
Congratulando-nos convosco por esse notável acontecimento, confiamos de que o fareis chegar ao conhecimento de todos os membros do ilustre Diretório, em sua primeira reunião.
Aproveitamos a oportunidade de vos apresentar as seguranças de nossa estima e consideração,
Saúde e Fraternidade.
Ao cidadão doutor José Paes de Carvalho, d. Presidente do Diretório Central do Partido Republicano do Estado do Pará.
(Assinam) Barão de Tapajós, A. J. Rodrigues dos Santos, Francisco Caetano Corrêa, Joaquim L. Bastos, Jayme de Oliveira Pimentel, Joaquim Pompeu Imbiriba, José Leopoldo Pereira Macambira, Ignácio José Corrêa, Turiano Lins Meira de Vasconcelos e José Joaquim de Moraes Sarmento”.


NOTA: Publicado no A Republica, de 28 de fevereiro de 1890.

Nenhum comentário:

Postar um comentário