sábado, 13 de fevereiro de 2016

Amazonas, o rio de maior vazão do mundo.

Medição da vazante do Amazonas realizada este mês em Óbidos, vem comprovar ser ele o maior rio do mundo, com uma vantagem que representa 10 vezes a vazante do rio Mississipi em Vickburg, Estado de Missouri, Estados Unidos.
Em 1958, a Associação Internacional de Hidrologia e a União Internacional da Geodésia e Geofísica estabeleceram um programa para a vazão dos rios de todos os continentes. Trinta países cooperaram nesse programa, de cujos trabalhos a coordenação foi entregue ao Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Os trabalhos para medir a vazão do rio Amazonas foram custeados pela Marinha Americana e pela Marinha Brasileira, tendo esta fornecido a corveta “Baiana”, e tiveram a assistência do Conselho Nacional de Pesquisas e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, que é o órgão do referido Conselho.
Para tal trabalho, medição do Amazonas em três pontos, vieram ao Brasil recentemente, quatro especialistas americanos em hidrologia do U. S. Geological Survey – os doutores Frank C. Ames, Roy E. Ottman, Luther C. Davis e George R. Staeppler.
Tiveram aqui também a cooperação do dr. Alfredo J. Bondonlos, chefe da Divisão de Geologia da Agência Internacional de Desenvolvimento dos Estados Unidos, no Brasil.
A VAZÃO EM ÓBIDOS
Na medição feita no dia 16 de julho próximo passado em Óbidos, foi encontrado o seguinte resultado para a vazão das águas do rio Amazonas:
- Por minuto: 12.960.000 metros cúbicos;
- Por hora: 777.600.000 metros cúbicos;
- Por dia: 18.662.400.000 metros cúbicos.
Se toda a população atual do Brasil necessitasse da água do rio Amazonas para seu uso, tocariam 266 metros cúbicos por dia para cada pessoa”.


NOTA: Publicado originalmente no jornal A Noite, de 05 de agosto de 1963.

Nenhum comentário:

Postar um comentário