segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Saneamento Rural em Santarém – 1926

Profilaxia da varíola – A diretoria do posto sanitário “Gaspar Vianna” tendo conhecimento de que pessoas desocupadas incumbiram-se da triste missão de espalhar, perversamente, no espírito da população de Santarém o boato insidioso de que houvesse casos de varíola dentro desta cidade, desmente categoricamente a veracidade de tais boatos e tranquiliza a população, a qual deverá confiar na sua ação como única e exclusiva autoridade sanitária competente para se manifestar sobre o assunto.

Continua sendo feito com regularidade o serviço de profilaxia específica da varíola procedendo-se a vacinação sistemática todos os dias úteis na sede do posto, das 8 às 11 horas da manhã e das 3 às 5 da tarde, bem como o serviço em domicílio feito diariamente por dois guardas sanitários.
Até ontem haviam sido vacinadas pelo Serviço de Saneamento Rural 719 pessoas dentre as quais 84 passageiros vindos de Manaus e escala.
Guarda Sanitário – Com o fim de servir neste posto apresentou-se, ante-ontem, na sede do Serviço, o guarda sanitário de 3ª classe Marcellino Drumont de Farias, que vem substituir a enfermeira Rosenda Barata, transferida ultimamente para a Capital”.


NOTA: Publicado originalmente no jornal A Cidade, de 16 de janeiro de 1926.

Nenhum comentário:

Postar um comentário