sábado, 13 de fevereiro de 2016

Momento Poético: Poema Nosso

Felisberto Sussuarana

Mandei saci buscar a solidão,
Saci foi, voltou e me disse:
– Corri um milhão de ilhas
E a solidão não estava lá.

Então obriguei Mãe-do-Campo
A deixar sua floresta,
Para me trazer a solidão.
Mãe-do-Campo percorreu terras e mares
E voltou dizendo:
– Percorri um milhão de paragens
E a solidão não estava lá.


Bolas, então pedi à Matintaperera
Que fosse buscar a solidão
Nas casas onde pedia tabaco.
Matintaperera foi e não voltou,
Mandou uma pomba me trazer um ramo de tarumã com um milhão de folhas,
Ah! Não era a solidão.

Então pedi a Jurupari
Que fosse ao reino de Iara
E me trouxesse a solidão.
Jurupari veio e contou-me:
– Com Iara ela não está,
Pois lá tinha um milhão de homens encantados.

Chamei Caruana, pra ver a solidão (será possível que ela não exista?)
E Caruana (que é mais sabido) me falou:
– Não vou perder meu tempo,
Não vou a parte nenhuma,
Que faz um milhão de auroras,
Que a solidão está comigo.


NOTA: Publicada em janeiro de 1954.

Nenhum comentário:

Postar um comentário